Um comunicado oficial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre o 14º salário chega com tudo aos idosos 60+ com real sobre liberação do benefício em 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou um comunicado oficial que esclarece as dúvidas dos idosos com 60 anos ou mais sobre a liberação do 14º salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suma, o comunicado visa trazer informações claras e detalhadas sobre o abono, esclarecendo notícias que estão circulando sobre o tema e tranquilizando os cidadãos que aguardam ansiosos pelo 14°.
Conforme apurado pelo TV FOCO, nos últimos meses do ano passado começaram a circular boatos sobre a liberação do 14° salário por parte do INSS. Dessa forma, o órgão se manifestou sobre essas notícias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
14° salário aos idosos 60+
- Há um Projeto de Lei em trâmite que visa o pagamento de um 14° aos beneficiários do INSS;
- No fim de 2024, muitas notícias surgiram sobre o pagamento desse abono;
- Dessa forma, o INSS se pronunciou sobre a liberação do abono;
- A seguir, veja os detalhes.
Abono após o décimo terceiro no INSS
De acordo com o portal ‘Metrópoles’, o INSS esclareceu, no dia 24 de novembro de 2024, que as notícias que estavam circulando sobre a liberação do 14° eram falsas, e esse pagamento não seria feito.
Desde 2020, quando o INSS passou a antecipar as parcelas do 13º no primeiro semestre, o tema tem gerado a circulação de fake news, que se espalharam com frequência nos últimos meses do ano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Informe sobre o INSS chega com promessa de 2 mudanças que atinge em cheio CLTs que querem se aposentar em 2026
● Adeus só R$1.518: INSS informa quem pode pedir aumento no valor da aposentadoria em 2025
● INSS libera saque de mais de R$ 1 mil nesta sexta (25/09) a lista de aposentados e +2 pagamentos em setembro
“O INSS explica que não há nenhuma previsão legal para esse tipo de pagamento e orienta cautela ao clicar em links com informações sobre o abono de Natal, ou suposta lista de beneficiários.”, diz o órgão.
Aqueles que começaram a receber benefícios do INSS a partir de junho de 2024 tiveram direito ao 13º salário, pago em parcela única em novembro, sendo os únicos que receberam algo a mais no fim do ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Receberam o abono anual os aposentados, pensionistas, beneficiários de auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentados, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade.
No entanto, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), bem como aqueles que recebem a Renda Mensal Vitalícia, não tiveram, e nem têm direito ao 13° salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, vale ressaltar que, o 14° salário segue em tramitação agora em 2025, sendo ainda apenas um projeto de lei, sem expectativas de quando receberá aprovação. Assim, o abono ainda não é um direito.
Considerações finais
O INSS esclareceu oficialmente que não há previsão para o pagamento do 14º salário, desmentindo rumores que circularam nos últimos meses.
O 14º salário ainda é um Projeto de Lei em tramitação e não é um direito garantido. Enquanto isso, o 13º salário foi pago aos beneficiários do INSS conforme o calendário, mas o 14º permanece indefinido.
O INSS orienta cautela ao receber informações sobre o tema e recomenda verificar as fontes oficiais para evitar desinformações.
Como acessar o Meu INSS?
Em resumo, você pode acessar a plataforma da Previdência Social, “Meu INSS”, pelo site oficial (meu.inss.gov.br) ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS.
Em seguida, use seu CPF e senha cadastrados na plataforma gov.br. Caso não tenha cadastro, crie um no próprio site para acessar os serviços.
Por fim, veja também mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.