O motivo pelo qual William Bonner desabou de chorar no JN: “Extrema dor”

William Bonner já chorou no JN?
Em diversas ocasiões, o âncora do JN, William Bonner, mostrou ser emotivo diante das câmeras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, o jornalista não escondeu seu lado humano e sensível quando noticiou mortes e tragédias ao longo dos anos.
Desde quando existe o Jornal Nacional?
O noticiário mais tradicional do Brasil, exibido pela TV Globo, existe desde o dia 1º de setembro de 1969.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Naquela época, era ancorado por Cid Moreira e Hilton Gomes. Posteriormente, Sérgio Chapelin ficou no lugar de Hilton.
Quem comanda o JN hoje em dia?
Apesar de muitos terem visto César Tralli na bancada do JN, Bonner ainda é o editor-chefe e principal âncora do JN, apenas estava de férias.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Ademais, Bonner divide bancada com a jornalista Renata Vasconcellos, seu braço direito no noticiário da Globo.
Por que William Bonner chorou ao dar notícia?
Em 2003, Bonner se embargou ao vivo e abaixou a cabeça chorando, ao ler nota dos três filhos de Roberto Marinho, que havia falecido naquele dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A saber, o Dr. Roberto Marinho era o dono da TV Globo e fundador do Grupo Globo, considerado um ícone do jornalismo brasileiro.
Ao final da nota, o âncora do JN lia: “Esta é a nossa intenção, esta é a nossa determinação…”, então Bonner olha pra baixo e suspira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Este é o nosso compromisso”, fez ele uma pausa e logo leva a mão aos lábios: “Eu vou concluir”, diz Bonner aos telespectadores em tom embargado.
“Assinam a carta Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto Marinho. Até amanhã…“, finaliza Bonner.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que dizia a nota dos filhos de Roberto Marinho?
“Neste momento de extrema dor, a manifestação de respeito, carinho e admiração do povo brasileiro pela figura de nosso pai nos comoveu, nos consolou e nos emocionou“.
“A imagem de dois estádios de futebol, logo após o anúncio de sua morte, com jogadores, árbitros, dirigentes e fundamentalmente o povo, prestando um minuto de silêncio, é uma cena que guardaremos para sempre em nossa memória”.
“Da mesma forma, foi eloquente o minuto de silêncio que a Câmara dos Deputados também fez em homenagem a Roberto Marinho, interrompendo uma votação importante, envolvendo pontos de uma reforma tão polêmica como a da previdência”.
“Também as palavras de sobre a sua importância, vindas de jornalistas, artistas, escritores, políticos, empresários, esportistas, gente do povo, nos tocaram profundamente”.
“Seremos eternamente gratos por estes gestos. Mas mais do que nos consolar, todas essas manifestações reforçaram em nós a convicção de que a morte de Roberto Marinho só aumenta a nossa responsabilidade“.
“Porque deixam claro que o povo brasileiro reconhece espontaneamente, não somente a relevância de nosso pai para a vida do país, mas principalmente de sua obra. Uma obra que sempre se pautou pela defesa do patrimônio nacional, na cultura brasileira e dos valores mais caros ao Brasil”.
“O povo brasileiro se vê em nossos jornais, rádios, televisão, internet, na Fundação Roberto Marinho. Porque somos brasileiros trabalhando para brasileiros”.
“Tudo isso demostra que a obra de nosso pai é uma contribuição decisiva para a manutenção da nossa cultura e para a defesa dos valores democráticos do nosso povo”.
Conclusão da nota
“A vida de Roberto Marinho foi sem dúvida vitoriosa, e esta é a imagem que o povo brasileiro guarda dele. Mas ele foi vitorioso também porque soube superar uma a uma, as crises, algumas graves que se puseram em seu caminho”.
“Em nosso longo convívio, aprendemos com ele a buscar sempre a verdade, a fazer tudo com a qualidade que o nosso povo exige e com a ética de que não podem abrir mão os homens de bem”.
“E com ele aprendemos como manter no rumo, as empresas vitoriosas que fazem parte das organizações Globo. Obstáculos virão, mas como nosso pai, saberemos superá-los”.
“Porque também com ele, aprendemos a lição mais importante. A obra de Roberto Marinho partiu de um ideal dele, mas só pode ser concretizada por conta de uma aliança entre jornalistas, artistas, escritores, profissionais da cultura e o povo brasileiro”.
“Não somente preservar, mas ampliar essa obra é o nosso compromisso. E ela será ampliada, não apenas porque esse é o nosso desejo, mas porque pretendemos manter intacta esta aliança que a originou. Esta é a nossa intenção, esta é a nossa determinação, esse é o nosso compromisso”.
Bonner interrompe JN como nunca e confirma notícia que deixa Brasil de joelhos: “Boa noite”
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gustavo Melo
Gustavo Melo é redator do site TV Foco, com forte atuação na cobertura de cultura pop, televisão e celebridades. Apaixonado por cinema clássico e contemporâneo, é cinéfilo crítico, colecionador de filmes, livros e discos de vinil. Seu olhar nostálgico sobre a mídia é equilibrado por uma análise atual e antenada das tendências do entretenimento. Gustavo também é reconhecido por sua habilidade em conectar referências do passado com o que está em alta nas redes sociais. Email: gustavo.m@otvfoco.com.br