O PIX pode ser taxado? Veja o que diz o Banco Central em 2025

Tudo o que você precisa saber sobre a possibilidade do pix ser taxado, de acordo com o Banco Central. FIQUE POR DENTRO.

28/07/2025 19h45

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Banco Central faz comunicado sobre PIX (Foto: Internet)

A verdade o pix taxado, de acordo com o Banco Central

Recentemente o Banco Central acabou divulgando os dados da pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”. Em suma, o levantamento mostra que, quatro anos após o seu lançamento, o Pix superou o dinheiro como forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a pesquisa, o serviço de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central acaba sendo usado por 76,4% da população, além de aquele utilizado com maior frequência para 46% dos respondentes.  

Pois bem, diante disso, não há como negar que desde que acabou sendo lançado, em 2020, o meio de pagamentos instantâneos rapidamente ganhou popularidade se tornando como a transação mais utilizada do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, segundo o Banco Central, qualquer transação de pagamento, de qualquer valor, pode ser feita usando o Pix. A única condição é que o recebedor aceite este meio de pagamento. Diante de tantas informações, você já parou para se perguntar se o pix pode chegar a vir a ser taxado?

O PIX pode contar com taxa?

Em suma, por meio do seu portal oficial, o Banco Central traz um comunicado a respeito do assunto. Segundo o banco, em regra, não há cobrança de tarifas para pessoas físicas fazer ou receber um Pix. 

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Contudo, é importante ressaltar que só pode ter cobrança se o cliente:

  • Ao receber um Pix: ultrapassar 30 transações Pix por mês, receber com QR Code dinâmico ou QR Code de um pagador pessoa jurídica, indicativos do recebimento de dinheiro com fins comerciais.
  • Ao fazer um Pix: utilizar canais presenciais ou por telefone, quando houver meios eletrônicos disponíveis para a sua realização.

“Em suma, essas regras não se aplicam ao Pix Saque e Pix Troco. Nesses casos, é gratuito para pessoas físicas até 8 transações de Pix Saque ou Pix Troco por mês. Isto, as quais podem ser descontadas até 4 operações de saque tradicional. Em relação a pessoas jurídicas, a cobrança de tarifa é possível a partir da primeira transação”, diz o Banco Central.

Por fim, então finaliza: “No Pix, os microempreendedores individuais (MEIs) e empresários individuais têm as mesmas regras de pessoas físicas.”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.