Assustador: O que acontece quando dormimos de maquiagem?

Dormir de maquiagem pode causar uma série de complicações na pele; Saiba o que a ciência diz e como fazer uma limpeza de pele eficiente
Você com certeza já deve ter chegado em casa tão cansada que decidiu dormir de maquiagem, achando que uma vez não faria mal, não é mesmo? Mas, a verdade é que, para a pele, cada negligência conta e o preço cobrado pode ser não apenas alto, como assustador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque especialistas em dermatologia e ciência cutânea alertam que deixar resíduos de maquiagem durante a noite acelera o envelhecimento da pele e também favorece:
- Inflamações;
- Obstrução dos poros;
- Aumento da oleosidade;
- Surgimento de cravos e espinhas;
- Até mesmo doenças dermatológicas sérias, como a dermatite de contato.
Isso porque a pele, diferente do que muitos imaginam, não “desliga” à noite.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pelo contrário, é durante o sono que ela entra em seu modo de regeneração celular, onde ocorre o pico de produção de colágeno, reparo de agressões externas e equilíbrio do microbioma.
Quando a pele permanece coberta por maquiagem, todo esse processo sofre interferência.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Produtos como:
- Bases;
- Corretivos;
- Pós;
- Até máscaras de cílios contêm substâncias químicas e oclusivas (que impedem a pele de “respirar”).
Principalmente se a composição tiver silicones, pigmentos, fragrâncias e conservantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por que dormir com maquiagem é tão prejudicial?
De acordo com um artigo da American Academy of Dermatology e do Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, explicam os impactos em três frentes principais:
- Obstrução dos poros e aumento da oleosidade: Durante o sono, os poros precisam estar desobstruídos para eliminar toxinas e produzir sebo de forma equilibrada. A maquiagem impede esse processo natural, o que gera acúmulo de resíduos, cravos e espinhas, até mesmo em peles secas.
- Aceleração do envelhecimento cutâneo: Dormir com maquiagem acelera a formação de radicais livres, moléculas instáveis que danificam o colágeno e a elastina. Isso favorece a flacidez, linhas finas e até manchas.
- Desequilíbrio do microbioma da pele: A pele saudável mantém uma população equilibrada de microrganismos benéficos. Produtos deixados sobre ela durante a noite desequilibram essa flora natural, facilitando alergias, dermatites e até infecções.
Além disso, os olhos também sofrem com o acúmulo de:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Rímel;
- Lápis;
- Delineador
Afinal de contas, ao longo da noite, esses produtos podem causar irritações, conjuntivite e até obstrução dos folículos dos cílios, levando à queda deles com o tempo.
Ou seja, com o passar dos meses e anos, esse hábito pode deixar sequelas visíveis:
- Textura irregular;
- Hiperpigmentação;
- Surgimento precoce de rugas;
- Uma pele opaca, sem viço.
Como fazer uma limpeza de pele efetiva?
Remova a maquiagem com um demaquilante adequado ao seu tipo de pele: Dê preferência para fórmulas bifásicas para olhos e lábios e produtos suaves para o rosto inteiro. Apesar de ser um hábito comum, evite lenços umedecidos como único método.
Lave o rosto com um sabonete facial suave e que mantenha o pH equilibrado. Isso remove resíduos que o demaquilante não alcançou.
Aplique um tônico para restaurar o equilíbrio da pele, minimizar os poros e remover qualquer resquício de impurezas invisíveis.
Hidrate, mesmo se sua pele for oleosa: Dormir com a pele ressecada pode estimular a produção exagerada de óleo, sendo assim, opte por hidratantes não comedogênicos.
Use ativos regeneradores como niacinamida, ácido hialurônico ou antioxidantes, conforme a sua rotina de skincare. Eles potencializam a recuperação da pele durante o sono.
E lembre-se, limpar bem a pele antes de dormir não é luxo nem vaidade, é o passo mais importante para manter a saúde cutânea a longo prazo.
A maquiagem sai em minutos, mas os danos causados por não removê-la podem durar por anos a fio. Mas, para saber mais dicas como essa, além de cuidados com a pele, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.
