O que é psicopatia e como especialistas analisaram Suzane von Richthofen?

Suzane Von Richthofen acabou sendo a responsável por arquitetar um dos crimes mais bárbaros de todo o Brasil, ordenando a morte de pai e pai

23/05/2025 18h45

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Suzane von Richthofen - Foto: Internet

Suzane Von Richthofen acabou sendo a responsável por arquitetar um dos crimes mais bárbaros de todo o Brasil, ordenando a morte dos pais

Apesar de não muito conhecida, a psicopatia é um grande terror da sociedade atual. Ocorre que, existem diversos desse tipo, como veio a ser o de Suzane Von Richthofen, responsável pelo assassinato dos pais, Manfred e Marísia Von Richthofen, no dia (31) de outubro de 2002.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pensando em esclarecer a situação de uma vez por todas, o time de especialistas do TV FOCO, traz à tona maiores detalhes sobre a condição aterrorizante, a partir de informações do portal âmbito Jurídico.

Afinal, o que é a psicopatia?

Antes de mais nada, é essencial dizer que uma pessoa psicopata é aquela caracterizada por um padrão de comportamento. O mesmo inclui a falta de empatia, remorso, manipulação, impulsividade e desrespeito pelas normas sociais e leis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por sua vez, a psicopatia, muitas vezes considerada sinônimo de sociopatia. Ela é caracterizada por comportamento antissocial persistente, empatia e remorso prejudicados e traços ousados, desinibidos e egoístas.

Caso Suzane Von

Ademais, referente ao caso de Suzane Von, estamos falando de violência explicitada, sendo vista como um defeito moral. Ademais, a estruturação psicopática ocorre por três características básicas, como uso prevalente de actings de natureza maligna, acompanhados de irresponsabilidade e falta de culpa pelo que se faz.

Suzane Von Richthofen está vivendo em liberdade condicional no interior de SP (Foto: Internet)
Suzane Von Richthofen (Foto: Internet)

Vale dizer ainda que, além disso, são idealizadas pelo indivíduo, sendo acompanhadas por uma falta de consideração pelas pessoas que se tornam alvo do jogo psicopático.

Assim, entende-se que Suzane von Richthofen, possui um distúrbio mental grave, onde o enfermo apresenta comportamentos antissociais e amorais. Assim, está sem demonstração de arrependimento ou remorso, incapacidade para amar e se relacionar com outras pessoas com laços afetivos profundos, egocentrismo extremo e incapacidade de aprender com a experiência. Logo, segundo informações do Código Civil, art. 3º, inciso II, ela é absolutamente incapaz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autogratificação

Ademais, as vítimas do caso, pais de Suzane, eram contra o namoro dela e a mesma tinha uma herança que desejava dividir com os irmãos Cravinhos. Assim, a situação impulsionou a jovem, juntamente com o namorado, a matar os próprios pais.

Todavia, se Suzane é psicopata, louca, ou apenas cruel, até o presente momento não há avaliação mental que nos possa trazer esta certeza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante da análise da Teoria Psicanalítica de Freud (1976), o caso da Suzane von Richthofen pode ser entendido da seguinte forma. Ela estava dominada pelo id, quis satisfazer o prazer de ter mais dinheiro e se vingar dos pais por não apoiarem o relacionamento dela com Daniel Cravinhos.

Ademais, não houve qualquer juízo de valor ao pensar em matar seus próprios pais, mas sim a preocupação com a satisfação do seu desejo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Suzane Von Richthofen e o irmão Andreas Von Richthofen ao lado dos pais (Foto: Divulgação/ Internet)
Suzane Von Richthofen e o irmão Andreas Von Richthofen ao lado dos pais (Foto: Divulgação/ Internet)

Considerações finais

  • Suzane Von Richthofen apresenta traços psicopáticos, como manipulação, egocentrismo e ausência de culpa;
  • Ademais, o caso envolveu planejamento, violência extrema e motivação por ganho financeiro e vingança pessoal;
  • Em síntese, psicopatas agem por autogratificação, sem considerar moral ou consequências para vítimas;
  • A teoria psicanalítica sugere que Suzane veio a ser dominada por impulsos primitivos (Id), priorizando desejo sobre razão.

Veja mais notícias sobre o caso de Suzane Von Richthofen CLICANDO AQUI.

O que aconteceu com Suzane Von?

Em suma, depois de ter a pena convertida em regime aberto, a mulher responsável pelo assassinato dos pais engatou um relacionamento com o médico Felipe Zecchini Muniz. Hoje, ela vive em Bragança Paulista ao lado do grande amor, segundo o portal IstoÉ.

Além disso, em janeiro de 2024, Suzane deu à luz ao primeiro filho e, com sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), retomou os estudos em Direito na Universidade São Francisco.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.