O que muda no Ozempic com nova lei da ANVISA em 2025?

Ozempic se popularizou como “caneta emagrecedora”, mas uso indiscriminado oferece riscos; Saiba sobre regras da ANVISA e dicas para emagrecer com saúde
Nos últimos anos, o Ozempic se tornou um dos medicamentos mais procurados por pessoas que buscam emagrecer rapidamente. Conhecido como uma das “canetas emagrecedoras”, ele ganhou popularidade especialmente entre quem deseja perder peso em um curto período de tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o uso indiscriminado apresenta sérios riscos à saúde, porque os fabricantes não desenvolveram o medicamento com esse objetivo.
Afinal, o Ozempic trata diabetes tipo 2 e obesidade, contendo semaglutida, um agonista do GLP-1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, o profissional de saúde deve supervisionar seu uso para emagrecimento, já que ele pode causar:
- Efeitos adversos como náuseas;
- Vômitos;
- Diarreia;
- E, em casos mais raros, problemas oculares graves, incluindo neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (NOIA), que pode levar à perda da visão.
Diante desse cenário, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) precisou adotar medidas mais rigorosas e drásticas para o controle da venda desses medicamentos.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Desde o dia 23 de junho de 2025, passou a valer a Instrução Normativa nº 360/2025, que determina que medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy só podem ser vendidos com retenção da receita médica.
Além disso, a validade das receitas foi limitada a 90 dias, e as embalagens devem conter a frase: “VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA – SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas medidas garantem que:
- O paciente use o Ozempic de forma segura e responsável;
- Se evite o consumo indiscriminado e riscos associados à automedicação.
Como emagrecer com saúde?
Diante de todos esses riscos e medidas, fica a dúvida: É possível conquistar resultados de emagrecimento satisfatórios sem se colocar em risco?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sim, por isso separamos abaixo quatro dicas valiosas para que você conquiste o corpo dos sonhos com mais segurança e, principalmente, saúde!
- Consulte um profissional de saúde: Avalie suas condições físicas e necessidades nutricionais antes de iniciar qualquer dieta ou tratamento;
- Adote uma alimentação equilibrada: Priorize frutas, verduras, legumes, proteínas magras e grãos integrais, evitando dietas restritivas extremas;
- Pratique atividades físicas regularmente: Combine exercícios aeróbicos e de força para queimar calorias, melhorar o condicionamento físico e o bem-estar geral;
- Mantenha hábitos saudáveis: Durma bem, hidrate-se e gerencie o estresse, fatores que influenciam diretamente o sucesso do emagrecimento.
Emagrecer com saúde é um processo gradual que exige acompanhamento profissional e hábitos sustentáveis, evitando soluções rápidas que podem colocar sua saúde em risco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, para saber sobre mais normas da ANVISA, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.