Sal de uma marca famosa foi retirado às pressas do mercado pela Anvisa após apresentar sérios riscos à saúde
Era 21 de julho deste ano de 2023, quando uma marca de sal, conhecida na região do norte e nordeste do país, acabou tendo sua comercialização proibida pela ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) após uma grave descoberta quanto a qualidade do produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da linha Paguá, fabricado pela Milmares Comércio Saleiro LTDA (marca Milmares) cujo o lote proibido era o 12/2022, correspondente ao produto Sal Moído Iodado, que acabou sendo arrancado às pressas do supermercado após determinação do órgão.
Comunicado da Anvisa a respeito do sal Paguá, da marca Milmares (Foto Reprodução/Prefeitura de Santa Catarina)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Proibição
De acordo com o documento publicado no DOU (Diário Oficial da União), a medida foi motivada considerando o Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 25.CP.0/2023, emitido pelo Laboratório de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte – LACEN/RN, após apresentar uma quantidade de iodo que estava muito abaixo do desejável*
O sal para se considerar sadio, de acordo com o portal Reicen, o sal deve possuir entre 15 e 45 mg de iodo/kg do produto, conforme estabelece a Resolução RDC nº23 de 24 de abril de 2013, e isso vale em todo território nacional
Após essa constatação, a Anvisa proibiu a comercialização dessa marca no país e, como mencionamos, retirou os itens que ainda estavam nas prateleiras.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Perigos do sódio abaixo do recomentado
De acordo com o Ministério da Saúde, determinar a quantidade mínima e máxima de sódio é necessária para erradicar sérios riscos à saúde, causados pela falta ou excesso do iodo, nos termos da resolução citada.
Uma das causas erradicadas apontadas é a a redução ou prevenção da doença do Bócio, que é o aumento no volume da tireoide.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em alguns casos de bócio, é possível notar visivelmente o aumento da tireoide e o paciente pode sentir dificuldade para engolir e respirar, por exemplo.
Em alguns casos, é possível sentir também os sintomas de alterações na tireoide, como cansaço, aumento da sensibilidade ao frio, aumento ou perda de peso, entre outros sintomas de hipertireoidismo e hipotireoidismo que envolvem:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Inchaço na parte da frente do pescoço;
- Presença de nódulos ou caroços no pescoço;
- Dor no pescoço;
- Tosse persistente;
- Rouquidão;
- Menstruação irregular;
- Agitação;
- Pele seca;
- Prisão de ventre.
Como está a situação da marca hoje (13)?
De acordo com o que foi apurado pelo TV Foco, ao procurar a marca nas principais redes de supermercado e e-commerce, o sal da linha Paguá, da Milmares, não é encontrado disponível para venda.
Porém, outras linhas da marca Milmares como sal grosso, o sal industrial, entre outros são encontrados facilmente. Já no site e perfil oficial da marca, nas redes sociais, a linha Paguá ainda aparece como opção em seu portfólio.
Vale mencionar que a Milmares NÃO EMITIU nenhuma declaração pública, ATÉ O MOMENTO, a respeito do ocorrido. Porém, como mencionamos as redes sociais continuam ativas, bem como o seu site oficial, mas sem valores descritos.
Todas as linhas de sal da Milmares consta no portfólio da marca, compartilhada até mesmo em seu perfil oficial do Instagram (Foto Reprodução/Instagram)
Reforçando o compromisso
Vale dizer também, que em uma publicação recente através das suas redes sociais, a marca Milmares agradeceu a confiança que todos os clientes depositam na marca, em homenagem ao dia do cliente, como podem ver abaixo:
Postagem oficial da marca Milmares reforçando o compromisso em oferecer produtos de qualidade (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)