Morte do dono e comprado pelo Bradesco: O triste dia e fim de banco tradicional gigantesco no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

12/08/2023 8h45

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Banco gigante que fechou as portas (Foto: Reprodução/ Internet)

Bradesco comprou a instituição, após a morte do dono

Não é novidade para ninguém que o Brasil possui algumas grandes instituições financeiras que cuidam do dinheiro de milhões de pessoas. Contudo, ao longo dos anos, esse número foi ainda maior. Isso porque alguns bancos tiveram a falência decretada. Dessa vez, contaremos a história de uma instituição que teve um triste fim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, estamos falando a respeito do Banco Mercantil de São Paulo. Tratava-se de uma instituição financeira com sede na cidade de São Paulo. Ele foi fundado por Gastão Vidigal. Sob a direção de seu filho, Gastão Eduardo de Bueno Vidigal, chegou a ser um dos maiores bancos privados do Brasil nos anos 60.

Contudo, no fim dos anos 90 o banco tinha um patrimônio muito grande, entretanto contava com poucos ativos e, por esse motivo, também emprestava pouco. Foi vendido em 2002, após a morte de Gastão Eduardo de Bueno Vidigal. Aliás, o grande comprador da instituição foi o Bradesco, conforme uma matéria da Folha de 2002.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O valor da transação foi de R$ 1,372 bilhão, dos quais 40% foram pagos em dívida subordinada. A operação envolveu a compra de 2.764.959.259 ações ordinárias e 2.277.767.313 preferenciais, que representavam 90,11% do capital votante e 74,23% do capital sem direito a voto, correspondendo a 82,17% do capital social do Mercantil.

Na época, o Banco Mercantil São Paulo possuía 220 agências no Brasil e três no exterior, além de 162 postos de atendimento bancário. O objetivo do Bradesco era expandir ainda mais seus negócios. Na ocasião, a instituição financeira alegou que queria fortalecer a presença e atuação no mercado, ampliando ganhos de escala. 

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Banco Mercantil de São Paulo foi comprado pelo Bradesco (Foto: Reprodução/ Internet)

Banco Mercantil de São Paulo foi comprado pelo Bradesco (Foto: Reprodução/ Internet)

Quais outros bancos foram a falência no Brasil?

NOSSA CAIXA

Este foi um dos maiores bancos que já se instalou aqui no Brasil. Originário das Caixas Econômicas Paulistas, fundado em 30 de dezembro de 1916, o banco operou por quase 83 anos, quando fechou as portas em 2009 para se unir ao Banco do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em novembro de 2008, o Banco do Brasil adquiriu a Nossa Caixa. A operação saiu ao custo de R$ 5,38 bilhões, sendo que a incorporação levou o Banco do Brasil a liderar o mercado no estado de São Paulo, onde anteriormente ocupava a 4ª colocação.

UNIBANCO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundado na cidade de Poços de Caldas, em 1924, o Unibanco era a abreviação da “União de Bancos Brasileiros”. A razão social do Unibanco não foi desfeita, e continua funcionando em cidades que já possui agências, assim como os boletos dos clientes empresariais antigos.

Após diversas mudanças, Unibanco se tornou integrante de um conglomerado financeiro que se fundiu ao Itaú Holding Financeira no ano de 2008, e que incluía várias empresas.

Unibanco se juntou ao Itaú (Reprodução: Internet)

Unibanco se juntou ao Itaú (Reprodução: Internet)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.