Briga na família e falência: O triste dia que loja de eletrodomésticos teve que fechar as portas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

09/07/2023 9h22

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Empresa gigante decreta falência (Foto: Reprodução/ Internet)

Loja de eletrodomésticos fechou as portas

Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis que existe. Isso porque uma série de problemas, por exemplo, podem levar ao fechamento da empresa. Qualquer situação que vá mexer com economia representa um risco. Aliás, falaremos a respeito de uma tradicional loja de eletrodomésticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundada em 1932, por Hermes Farias de Macedo, a empresa Hermes Macedo começou como um estabelecimento que vendia autopeças usadas para caminhões, o que era bastante difícil de se encontrar na época. O negócio cresceu e em1936 abriu sua segunda loja, em Curitiba, focando em eletrodomésticos.

Segundo o portal Wikipédia, a loja foi ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional e foi se expandido de maneira muito rápida. Tanto que em 1980, a rede de eletrodomésticos alcançou o número expressivo de 180 lojas espalhadas pelo Brasil. Anos depois, 285 pontos estavam abertos. Se tornando uma das grandes empresas do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, o negócio começou a ruir na década de 1990. Principalmente com a morte da esposa de Hermes, Jaíra Macedo, o que ocasionou uma briga familiar intensa. Além disso, o Plano Collor também gerou grande prejuízo aos negócios, derrubando de maneira significativa as vendas e fazendo o empresário entrar em crise.

A Loja chegou ao fim, após uma forte crise e morte de seu fundador (Reprodução: Internet)

A loja de eletrodomésticos chegou ao fim, após uma forte crise e morte de seu fundador (Reprodução: Internet)

Em 1993, aos 79 anos de idade, o fundador acabou falecendo e apenas 4 anos depois, a loja de eletrodomésticos não resistiu e declarou falência, fechando suas portas. Todas as questões acabaram contribuindo para o encerramento das atividades da loja de eletrodomésticos, que chegou a ficar entre as maiores do Brasil.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Quantas empresas pediram falência no Brasil em 2023?

Apenas no primeiro mês de 2023, mais de 70 empresas deram entrada em pedidos de falência, segundo o Serasa Experian. Do total de 72 companhias, 19 são de grande porte, 25 médias e outras 28 são micro e pequenos empreendimentos.

Se comparado o número com os anos anteriores, a diferença é gritante. Em janeiro de 2022, por exemplo, foram 46 pedidos de falência, enquanto em 2021 foram apenas 40 empresas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Empresas deixarão saudades para sempre (Reprodução: Montagem TV Foco)

Empresas deixarão saudades para sempre (Reprodução: Montagem TV Foco)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.