Descanse em paz: O triste dia que montadora de carros acabou se despedindo do Brasil para sempre

A famosa montadora de carros tradicional se despediu do mercado brasileiro depois de anos
Ao longo dos anos, uma série de modelos de carros foram arrancados do mercado de forma definitiva, por mais inovadores e modernos que fossem. Assim, grandes marcas perderam espaço no mercado com os veículos que sumiram do mapa de vez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, um desses automóveis se trata do STV Uirapuru, que era um veículo rápido, brasileiro, mas que não ganhou muitos modelos de sua montadora. O carro brasileiro era conhecido por realmente andar rápido, já que tinha sob seu capô um motor Chevrolet de 6 cilindros.
O Brasinca 4200 GT, depois rebatizado de Uirapuru, tinha um diferencial em relação à maioria dos esportivos nacionais da época. O carro não possuía carroceria em fibra de vidro, mas era feita de aço e moldada à mão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, ela foi testada em um túnel de vento aeronáutico, coisa inédita para uma pequena montadora. Na época, isso significava um avanço.
O Brasinca 4200 GT era conhecido do grande público por ser ‘puro sangue’, como se costuma dizer de um veículo que além das linhas esportivas, possuía em seu capô um forte motor seis cilindros de 4.200cc e chegava a 200km/h, velocidade essa que não era nada comum nos anos 1960, ou seja, um verdadeiro esportivo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Pela primeira vez, o modelo foi apresentado no Salão do Automóvel de 1964 e se tornou a grande sensação do evento, chamando atenção de todo o público presente, além de toda a mídia especializada, em um período onde todos estavam ávidos por um esportivo.

Famosa montadora se despediu do Brasil – Foto Internet
ALTO CUSTO
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A montadora desenvolveu todo o projeto e era conhecida pela capacidade técnica, fornecendo peças estampadas para boa parte das montadoras no Brasil. A produção do carro iniciou em pequena série, apenas sob encomenda, em março de 1965. Afinal, nem todos podiam ter um desse na garagem, já que era extremamente caro.
QUANDO O STV UIRAPURU ENCERROU?
Diante da situação, a montadora encerrou a produção do modelo em 1967. No total, levando em consideração a produção do 4200 GT (pela Brasinca), foram construídos 76 exemplares do modelo, incluídos dois conversíveis e o protótipo SW, a viatura ‘Gavião’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exemplo do STV Uirapuru (Foto: Reprodução/Maxicar)
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelly Araújo
Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br