Descanse em paz: O triste dia que montadora saiu do Brasil https://tvfoco.uai.com.br/o-triste-dia-que-montadora-saiu-do-brasil O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Tue, 30 Sep 2025 23:04:34 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Descanse em paz: O triste dia que montadora de carros acabou se despedindo do Brasil para sempre https://tvfoco.uai.com.br/o-triste-dia-que-montadora-saiu-do-brasil/ Sun, 02 Jul 2023 03:06:03 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=1736384 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
O triste dia em que montadora de carros deu adeus - Foto Internet
O triste dia em que montadora de carros deu adeus - Foto Internet
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

A famosa montadora de carros tradicional se despediu do mercado brasileiro depois de anos

Ao longo dos anos, uma série de modelos de carros foram arrancados do mercado de forma definitiva, por mais inovadores e modernos que fossem. Assim, grandes marcas perderam espaço no mercado com os veículos que sumiram do mapa de vez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, um desses automóveis se trata do STV Uirapuru, que era um veículo rápido, brasileiro, mas que não ganhou muitos modelos de sua montadora. O carro brasileiro era conhecido por realmente andar rápido, já que tinha sob seu capô um motor Chevrolet de 6 cilindros.

O Brasinca 4200 GT, depois rebatizado de Uirapuru, tinha um diferencial em relação à maioria dos esportivos nacionais da época. O carro não possuía carroceria em fibra de vidro, mas era feita de aço e moldada à mão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, ela foi testada em um túnel de vento aeronáutico, coisa inédita para uma pequena montadora. Na época, isso significava um avanço.

O Brasinca 4200 GT era conhecido do grande público por ser ‘puro sangue’, como se costuma dizer de um veículo que além das linhas esportivas, possuía em seu capô um forte motor seis cilindros de 4.200cc e chegava a 200km/h, velocidade essa que não era nada comum nos anos 1960, ou seja, um verdadeiro esportivo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Pela primeira vez, o modelo foi apresentado no Salão do Automóvel de 1964 e se tornou a grande sensação do evento, chamando atenção de todo o público presente, além de toda a mídia especializada, em um período onde todos estavam ávidos por um esportivo.

Famosa montadora se despediu do Brasil - Foto Internet

Famosa montadora se despediu do Brasil – Foto Internet

ALTO CUSTO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A montadora desenvolveu todo o projeto e era conhecida pela capacidade técnica, fornecendo peças estampadas para boa parte das montadoras no Brasil. A produção do carro iniciou em pequena série, apenas sob encomenda, em março de 1965. Afinal, nem todos podiam ter um desse na garagem, já que era extremamente caro.

QUANDO O STV UIRAPURU ENCERROU?

Diante da situação, a montadora encerrou a produção do modelo em 1967. No total, levando em consideração a produção do 4200 GT (pela Brasinca), foram construídos 76 exemplares do modelo, incluídos dois conversíveis e o protótipo SW, a viatura ‘Gavião’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exemplo do STV Uirapuru (Foto: Reprodução/Maxicar)

Exemplo do STV Uirapuru (Foto: Reprodução/Maxicar)

The post Descanse em paz: O triste dia que montadora de carros acabou se despedindo do Brasil para sempre appeared first on TV Foco.

]]>