O triste dia em que rival da Volkswagen não resistiu e deu adeus https://tvfoco.uai.com.br/o-triste-dia-rival-da-volks-nao-resistiu-deu-adeus O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Tue, 30 Sep 2025 20:15:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Fim de importação e compra por rival: O triste dia em que rival da Volkswagen não resistiu e deu adeus https://tvfoco.uai.com.br/o-triste-dia-rival-da-volks-nao-resistiu-deu-adeus/ Sun, 02 Jul 2023 11:35:04 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=1736037 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Concorrente da Volkwagen acabou dando adeus ao Brasil (Foto Reprodução/Internet)
Concorrente da Volkwagen acabou dando adeus ao Brasil (Foto Reprodução/Internet)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Grande montadora, considerada uma das maiores rivais da Volkswagen, não resistiu e saiu do país

Ao longo dos anos, a  instabilidade da economia brasileira acabou deixando algumas empresas insegura quanto a vinda para o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora muitas consigam driblar e permanecer no Brasil, muitas outras acabam amargando prejuízos significativos, ficando sem muita opção a não ser, “arrumar as malas” e voltar ao seu país de origem.

Como é o caso de muitas montadoras, é certo que muitas delas, ao voltarem, continuam importando seus veículos para cá, afinal de contas, o consumo de importados é algo que tem uma certa força aqui, outras já sumiram para sempre do nosso mapa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa foi a realidade de uma importante montadora, que era considerada uma das maiores rivais da Volkswagen, a Asia Motors.

O auge da montadora

Quem viveu os anos 90 no Brasil se lembra  muito bem da invasão das vans coreanas. Além da Kia Besta, dois modelos dominavam as ruas: a pequenina Towner (campeã de vendas entre microempresários e vendedores de cachorro-quente) e a grande Topic, ambas da icônica Asia Motors.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Vale mencionar que foi daí a rivalidade com a Volkswagen, afinal de contas, naquela época, a Kombi ainda era um ícone*SAIBAMAIS* e esses modelos fazia uma certa concorrência direta se tornando uma grande ameaça para a alemã.

A Asia Motors desembarcou em nossas terras em meados de  1994, após a fundação da Asia Motors do Brasil (AMB). A marca viveu seu auge em 1997, quando vendeu mais de 17,6 mil veículos, que eram considerados o coqueluche em vans da época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bye Bye Brasil

Pouco antes disso, em 1996, a AMB aderiu ao regime automotivo da época, beneficiando-se da redução de 50% na alíquota de importação em troca da construção de uma fábrica no Brasil, mais especificamente em Camaçari (BA).

A cerimônia de inauguração da pedra fundamental contou com a presença de várias autoridades do Brasil e da Coreia do Sul, sendo que a previsão era que a fábrica iniciaria suas operações em outubro de 1999.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, segundo o portal Exame, esse  episódio marcante foi apenas o começo de uma história nebulosa. Embora levasse o nome da Asia Motors no Brasil, a AMB nunca teve uma relação direta com a Asia Motors Corporation.

Mas segundo o portal CNN, a AMC deixou de existir oficialmente em nosso país em 1999, quando foi comprada pela Kia Motors, que tempo depois, se uniu à Hyundai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para evitar a competição entre os produtos de ambas as marcas, que disputavam basicamente o mesmo público, as vans da Asia deixaram de ser importadas, Sendo assim, ela acabou saindo definitivamente de solo brasileiro.

Qual dívida da Asia Motors foi deixada?

Segundo o portal Automotive Business ex-sócio da empresa AMB, o sul coreano Chong Jin Jeon foi extraditado do Brasil para a Coréia do Sul no ano de 2008, onde foi condenado a 10 anos de prisão por crimes de fraude, enriquecimento ilícito, gestão fraudulenta e suborno.

No Brasil ele respondia a processos, na Justiça Federal de São Paulo, por lavagem de dinheiro e estelionato. Inclusive, ao longo dos anos, a AMB acumulou uma dívida estimada na época em R$ 475 milhões por veículos importados que nunca foram pagos.

Essa dívida acabou prejudicando a Kia Motors do Brasil, que por anos foi impedida de construir uma fábrica no país pela suposta relação com a AMB.

Apenas no ano de 2013 é que o Supremo Tribunal Federal (STF) “livrou” a Kia de qualquer vínculo com a antiga dívida da AMB, que já estava na cada de R$ 2 bilhões, seguindo a decisão da Corte de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional da época.

 

The post Fim de importação e compra por rival: O triste dia em que rival da Volkswagen não resistiu e deu adeus appeared first on TV Foco.

]]>