Falência e despedida: O triste e bizarro último dia de TV Aberta, amada por milhares no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Emissora saiu do ar e deu espaço para outra (Foto: TV Foco)

Emissora tradicional, dona de clássicos da televisão, teve encerramento chocante, lembrado até hoje pelo público

Parte da antiga elite da TV aberta, a Rede Manchete foi um importante canal brasileiro, batendo de frente com a Globo, a Record e o SBT. No entanto, em maio de 1999, os telespectadores se despediram oficialmente da programação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Naquele ano, Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho assinavam o contrato de compra da emissora. Mas, a transição não foi nada comum e aconteceu diante dos olhos do público. Por alguns dias, a grade continuou no ar, mas sem nome ou qualquer apresentação.

Na época, o canal de TV exibia a reprise de Pantanal, mas, ao final da novela, já não tinha mais nem o logo da Rede Manchete. Para quem não se lembra, além da bem-sucedida trama, a emissora também foi responsável por Xica da Silva, anos depois comprada pelo SBT.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeira versão da novela Pantanal foi exibida na Rede Manchete (Foto: Divulgação)

Isso porque, apesar de ter sido repassada, a televisão ainda não havia recebido a concessão do Governo Federal para dar espaço à nova. Parecia uma programação muda, aleatória e bizarra. O livro, intitulado de ‘Rede Manchete. Aconteceu, Virou História’, menciona como foi o caso.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois de um verdadeiro impasse, no dia 29 de maio, surgiu, oficialmente, a atual, que passou a ocupar a grade. “A emissora deixava de ter nome, de ter cara, de ser Manchete. Faltou dizer que acabou. O que seria, dali para frente, um canal chamado RedeTV!”, diz o livro.

Xica da Silva também foi exibida pela Rede Manchete (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja mais sobre TV

Desde o ano passado, a Globo vem enfrentando uma série de mudanças. Todas elas atingiram tanto o jornalismo, quanto o setor de entretenimento.

Várias carteiras tiveram baixa e inúmeros profissionais foram mandados embora, principalmente aqueles mais antigos, que recebiam uma verdadeira fortuna de salário. De acordo com um comunicado do próprio canal, a intenção é reduzir a verba.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que a Globo está demitindo artistas?

Apesar do prejuízo em 2022, a empresa da família Marinho segue com faturamento inalcançável às outras concorrentes da TV. Na verdade, todas essas mudanças e demissões são pensando no orçamento a longo prazo e no atual mercado midiático.

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile