Transmissores desligados e proibida de seguir no ar: O triste fim de emissora de TV no Brasil após décadas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

01/10/2023 10h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Emissora de TV saiu do ar (Foto: Divulgação)

Emissora famosa fechou as portas para a tristeza dos telespectadores

A história da TV no Brasil passou por muitas transformações nos últimos 70 anos. Assim como grandes emissoras surgiram, grandes outras deixaram de existir. Se hoje Globo, Record, SBT e Band são queridinhas do público, ao longo da história, esse amor se modificou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muitos canais atingiram seus auges e acreditem, já foram até maiores que a poderosa Globo hoje em dia. Mas, seja por má administração, crise, ou perda de audiência, muitas emissoras foram se perdendo ao longo do tempo e decretaram o fim. Hoje vamos citar sobre uma queridinha que brilhou enquanto esteve no ar.

TV Cultura do Sertão entrou no ar em 1995 e saiu em 2017 (Reprodução: Internet)

TV Cultura do Sertão entrou no ar em 1995 e saiu em 2017 (Reprodução: Internet)

Trata-se da TV Cultura do Sertão, que foi uma emissora de televisão brasileira sediada em Conceição do Coité, cidade do estado da Bahia. Operava no canal 8 VHF analógico, e era afiliada à TVE Bahia e TV Brasil. Pertencia à Fundação Bailon Lopes Carneiro, que mantém a 92 Sabiá FM na cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A TV Cultura do Sertão foi inaugurada em outubro de 1995 pela Fundação Bailon Lopes Carneiro. Ela é conhecida por ser a primeira e única emissora de televisão na cidade. Sua concessão foi oficialmente registrada no Diário Oficial da União em 4 de fevereiro de 1994. Em 1996, a emissora colaborou com a Rádio Sisal 900 AM para realizar o primeiro debate entre candidatos à prefeitura do município.

Emissora de TV aberta decretou falência (Foto: Reprodução, Teletronix)

Emissora de TV aberta decretou falência (Foto: Reprodução, Teletronix)

QUAL FOI O SEU FIM?

Conforme o site Informe Coité, dois anos após sua fundação, no dia 29 de maio de 1998, a TV Cultura do Sertão foi retirada do ar após alguns bandidos invadirem os estúdios e roubarem os equipamentos de transmissão, e de acordo com as acusações, teriam sido a mando do então prefeito da cidade Everton Rios.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Conforme boletim registrado na época, homens armados ameaçaram funcionários da emissora, e a Fundação Bailon Lopes Carneiro, para não arcar com mais prejuízos ainda, utilizaram equipamentos provisórios para voltarem ao ar, substituindo os que haviam sido roubados.

Após o incidente, ela conseguiu voltar a operar, e 11 anos depois, em julho de 2009, a TV Cultura do Sertão refaz sua parceria com a TVE Bahia, mas logo depois acabaram se separando novamente e entre essas idas e vindas da parceria, foram exibindo os programas da emissora soteropolitana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já em 2017, ela teve seus transmissores desligados e a Fundação Bailon Carneiro tinha até o dia 31 de dezembro de 2022 para solicitar o novo licenciamento, mas não fizeram questão de realizar essa solicitação e saíram em definitivo do ar.

Emissora de TV tradicional foi arrancada de país e até âncora chorou (Foto: Reprodução Internet)

Emissora fechou as portas (Foto: Reprodução Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.