Uma tradicional emissora de televisão acabou sendo esquecida pelos brasileiros após ter sido vendida à Globo
Emissora de TV sediada em São Paulo, a TV Paulista operava no canal 5 VHF e ocupa o posto de ter sido a segunda emissora a ser inaugurada na cidade. O canal foi criado pelo deputado federal Oswaldo Ortiz Monteiro, mas em 1995, a emissora passou a ser controlada pelas Organizações Victor Costa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A TV Paulista, inclusive, foi o primeiro canal do país que não pertencia ao grupo dos Diários Associados.
EXTINTA
Fundada em 14 de março de 1952, a TV Paulista teve, como seu primeiro programa, a telenovela Helena, que teve apenas 10 capítulos, que foi ao ar minutos depois da inauguração da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A TV Paulista era a menor emissora de TV de São Paulo quando o assunto era espaço físico. A sede do canal era em um pequeno apartamento do Edifício Liège, na Consolação, e os estúdios eram feitos na garagem e no térreo do prédio.
No entanto, a emissora acabou sendo transferida para a Rua das Palmeiras, no bairro de Santa Cecília.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CRISE E COMPRA
Apesar de pouco conhecida nos dias de hoje, grandes nomes da televisão brasileira passaram pelo canal, como Hebe Camargo e Silvio Santos. Na emissora, inclusive, foi onde o dono do SBT se lançou como apresentador, no programa Vamos Brincar de Forca.
No entanto, a TV Paulista enfrentou uma grave crise, e acabou extinta em 23 de março de 1966. Nessa época, a emissora foi comprada por Roberto Marinho, que utilizou os prédios para fundar o núcleo de jornalismo da TV Globo em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a compra, a programação da TV Paulista foi descontinuada e seu acervo se perdeu ou foi descartado.
A emissora foi comprada pela Globo em 1966 (Reprodução: Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE