Demissão em massa, apelo e falência: O triste fim de emissora líder que deixou milhares órfãos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

02/07/2023 20h49

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
TV Tupi faliu após ser uma das maiores do país (Foto: Turbo Squid)

Uma emissora que fez sucesso no país, sendo líder de audiência, deixou saudades

Uma emissora que já chegou a ser uma das maiores do país, teve um fim no mínimo trágico. Talvez você não seja do tempo que quem liderava a audiência era a Rede Tupi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inaugurada em 18 de setembro de 1950 pelo jornalista Assis Chateaubriand, foi a primeira emissora de TV a operar no país. A emissora pertencia a um dos maiores conglomerados de mídia do Brasil, a Diários Associados. Na década de 50, ela era líder e em segundo lugar estava a TV Record/TV Rio (Rede das Emissoras Unidas).

E quando que a Globo apareceu na jogada? Apenas em 1967, quando a emissora dos Marinhos se tornou a maior do país e desde então manteve sua hegemonia, perdendo apenas em horários pontuais para as demais concorrentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Emissora de TV que acabou sendo obrigada a encerrar transmissões - Foto: Reprodução/Internet

Emissora de TV que acabou sendo obrigada a encerrar transmissões – Foto: Reprodução/Internet

E como foi a falência da Tupi?

Segundo informações veiculadas em portais, a TV Tupi teve a concessão cassada pelo governo militar em julho de 1980. Dentre tantos motivos que foram apontados na época, os principais foram problemas financeiros e administrativos, e dívidas com a Previdência Social, como justificativas principais.

O baque foi tão grande, que os funcionários da TV Tupi do Rio fizeram uma vigília nos estúdios do canal, tentando sensibilizar o governo a reverter a situação

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

TV Tupi - Foto Reprodução Internet

TV Tupi – Foto Reprodução Internet

Na época, os colaboradores pediram também ajuda aos telespectadores, pedindo que eles enviassem um telegrama para Brasília, ao presidente, falando: ‘Presidente, não deixe fechar essa casa maravilhosa, que tem muita gente precisando trabalhar e é o que nós queremos’.

Em apenas 1 dia, o presidente da época, João Batista Figueiredo, recebeu 2 mil telegramas com apelos para que a TV Tupi não chegasse ao fim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, mesma com toda a luta, a emissora de TV chegou ao fim, deixando uma enorme saudade no coração de todos os que puderam ter o privilégio de acompanhá-la.

Funcionários fizeram uma vigília visando evitar o fim do canal. - Foto; reprodução/Internet

Funcionários fizeram uma vigília visando evitar o fim do canal. – Foto; reprodução/Internet

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.