Maior varejista do Paraná faliu após atingir o auge financeiro
Talvez não seja da sua época, mas, uma das lojas varejistas mais tradicionais do Paraná fez sucesso no Brasil e teve um desfecho triste com sua falência. Estamos falando das Lojas Disapel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fundada em 1964 por Mário Turkiewicz, ela era chamada de Distribuidora de Aparelhos Eletrodomésticos Ltda. E sua sede ficava em Curitiba. A primeira loja foi em setembro de 1964, em um ponto comercial situado na Praça Santos Andrade, ao lado do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, centro de Curitiba.
Lojas Disapel, foi uma das maiores varejistas do país (Foto: Reprodução/ Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aos poucos, ela foi caindo no gosto do público e na década de 1970, ela se tornou uma varejista. Seu sucesso foi tamanho, que ela chegou a ter 110 filiais espalhadas pelo o país. A maioria das lojas ficava espalhada pela região sul e sua razão social passou a ser Disapel Eletro Domésticos Ltda.
As Lojas Disapel cresceram tanto que ganharam várias vezes o Top of Mind no Paraná. Além disso, Paulo Turkiewicz ainda foi o empresário do ano de 1994 no Paraná, destaque de vendas da marca CCE, em 1993 e, em 1992, em Paris, foi reconhecido como um dos dez maiores revendedores Philips no mundo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lojas Disapel, foi uma das maiores varejistas do país (Foto: Reprodução)
Além disso, a varejista ainda foi a maior revendedora da marca Monark e responsável pelo lançamento nacional da Sundown. Na década de 1990, a empresa já era o maior varejista do Paraná e tinha um faturamento de US$ 500 milhões ao ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E COMO FOI A QUEDA?
O Brasil que viu ela se tornar uma das maiores varejistas do país, também viu ela cair sem precedentes. Os anos posteriores ao faturamento bilionário foram tristes e em 2000, a varejista teve sua falência decretada. Por fim, ela foi vendida para o grupo Ponto Frio. Suas 81 lojas restantes foram arrematadas por R$ 12,1 milhões.
Lojas Disapel, foi uma das maiores varejistas do país (Foto: Reprodução)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE