Falência, fábricas esvaziadas e funcionários demitidos: O triste fim de gigante dos calçados no Brasil

Empresa de calçados não havia avisado funcionários sobre decreto de falência e encerrou as atividades
Em abril deste ano, o Grupo São Francisco, do ramo dos calçados, decretou falência. Eles vinham enfrentando um processo de recuperação judicial, mas não conseguiram concluir o plano proposto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa era uma das gigantes do mercado sulista. Durante o tempo de funcionamento, a marca esteve presente nas cidades de Parobé e São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, antes da forte crise.
De acordo com uma reportagem da revista Money Times, a recuperação judicial do grupo envolvia outras companhias de credores como a Madra, a Hiker, G. da Silva e a São Francisco Indústria de Calçados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o fim pegou os funcionários de surpresa. Ainda segundo a matéria, os colaboradores não foram avisados sobre o decreto de falência. Eles perderam o emprego e souberam do encerramento com a retirada de máquinas e equipamentos da indústria.

Marca de calçados encerrou as atividades, após processo de recuperação judicial (Foto: Acervo / TV Foco)
Fim de marca internacional no Brasil
Depois de 8 anos batendo de frente com gigantes do ramo, como Riachuelo e Renner, a Forever 21 fechou as 15 unidades que mantinha Brasil. O anúncio foi feito oficialmente no ano passado, mandando embora os milhares de funcionários.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Nos Estados Unidos, a loja continua em funcionamento, assim como em alguns dos outros países da América Latina. Porém, nem de longe, o rendimento é o mesmo de anos atrás. E, segundo uma reportagem do G1, isso se deve ao mercado online de vendas de roupas.

Alto custo de importação e infraestrutura gigante teriam motivado o fim das lojas da Forever 21 no Brasil (Foto: Divulgação / Shopping Eldorado)
O que aconteceu com o Grupo São Francisco de calçados?
Em abril de 2023, a empresa, que enfrentava um processo de recuperação judicial, não resistiu à ação e decretou falência. Eles demitiram os funcionários e encerraram as atividades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br