Adeus e encerramento de produção: O triste fim de montadora de carros gigante que se transformou em outra

Uma gigante montadora de carros precisou dizer adeus após o encerramento de produção
Uma montadora, fruto da fusão de duas das maiores aqui do Brasil, viveu no mercado brasileiro por quase 10 anos, mas depois precisou encerrar a produção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Autolatina foi uma joint venture, ou empresa conjunta, formada entre a Ford e a Volkswagen nos mercados brasileiro e argentino, entre 1987 e 1996.
Antigamente era mais comum que hoje em dia, mas, a fusão entre duas grandes montadoras era realidade. Algumas usavam a carcaça e o motor era de outra montadora, ou vice-versa, por exemplo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1987 a Volkswagen e a Ford formaram a Autolatina prometendo ser uma gigante imbatível dentro do mercado automotivo.
Integrando as fábricas e operações das duas empresas, a ideia era compartilhar os custos e potencializar os pontos fortes de cada uma, em uma experiência tentada também em Portugal com a AutoEuropa.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Logo no dia 1º de julho foi declarada a junção nessa AutoLatina, colocaram o logo nas empresas, juntaram setor de comunicação e divulgaram em grande massa.
Apesar de todo o processo ser cumprido em 1987, apenas em 1990 que as fabricantes iniciam o funcionamento da empresa, que tinha 51% de suas ações controlados pela Volkswagen e 49% pela Ford.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os principais pontos que eram destacados por ambas as montadoras:
- A Autolatina seria uma empresa holding; a Volkswagen e a Ford manteriam identidade e individualidade das suas marcas;
- Os distribuidores Volkswagen continuariam vendendo e assistindo produtos Volkswagen, da mesma forma que os da Ford em relação aos seus produtos;
- Não se tratava de uma incorporação ou fusão das duas empresas, e sim de um acordo operacional com benefícios para ambas e para seus públicos.
Com a Autolatina, as duas empresas passaram a ter operações conjuntas em diversos níveis, inclusive produtos compartilhados: a Volkswagen produzia os Ford Versailles e Ford Versailles Royale (derivados dos Volkswagen Santana e Volkswagen Santana Quantum) e a Ford produzia os Volkswagen Logus e Volkswagen Pointer (derivado do Ford Escort).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Volkswagen Logus, fruto da Autolatina (Reprodução – Internet)
QUAL FOI O FIM DA AUTOLATINA?
O final da junção aconteceu em 1996, foi bem amigável, uma decisão de negócios entre as duas montadoras, opção por como seguir com suas produções.
O tratado foi tão amigável que eles permitiram que cada funcionário escolhesse com qual montadora desejava ficar. Depois disso, resolveram as pendências dos carros com produções mútuas que permaneceram híbridos por mais um ano.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br