Emissora rival da Globo teve falência decretada e deixou mercado
Ao longo da história da TV no Brasil, muitas emissoras surgiram e muitas outras deixaram de existir. Se hoje quem se destaca é a Globo, SBT, Record, e Band, no passado eram outras. E hoje falaremos de uma em especial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com sede na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, em 9 de Julho de 1960, o público conheceu a TV Excelsior. Através de uma grande inauguração do canal, que aconteceu em cerimônia realizada no Teatro Paulo Eiró, os telespectadores estavam vendo uma emissora que faria muito sucesso nascer.
Sede da TV Excelsior – Foto: Reprodução/Internet
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, Globo, TV Tupi e TV Cultura já eram concorrentes a altura da jovem TV Excelsior. Por conta disso, para superar os concorrentes, o canal contratou profissionais gabaritados e que tinham grande potencial. Além de claro, eles também lançaram suas próprias estrelas, como Renato Aragão e Dedé Santana, que surgiram na emissora.
A boa fase infelizmente chegaria ao fim e a empresa conheceria sua decadência. Em uma reportagem de Folha, foi exposto que um incêndio destruiu cinco dos seis estudos de gravação da TV Excelsior, na Vila Guilherme (zona norte de São Paulo), no dia 17 de julho de 1970, uma sexta-feira. O canal acabou saindo do ar às 12h daquele dia e retornou 2 horas depois.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TV Excelsior foi muito importante para mudar a trajetória da televisão brasileira (Reprodução: Internet)
Mas, o ano de 1970 ainda trairia mais dor de cabeça para a emissora. Segundo o UOL, o canal enfrentou naquele ano graves problemas financeiros, sendo uma parte culpa do cenário político da época. Tanto que na época, o então Governo Médici, deu um prazo para o canal acertar suas contas até o dia 15 de dezembro de 1970.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE ACONTECE COM A EMISSORA?
Diante a má fase, a emissora não conseguiu se regularizar e no dia (30) de setembro de 1970, interrompeu a transmissão e anunciou que o Governo Federal havia decretado o fim do canal. Sendo assim, o canal foi obrigado a sair do ar de forma definitiva. E duas semanas depois, em 16 de outubro de 1970, a Justiça decretou a falência da TV Excelsior.
Sede da TV Excelsior – Foto: Reprodução/Internet
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE