Falência decretada: O triste fim de rival da Volkswagen após não suportar concorrência

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

02/09/2023 12h27

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
O triste fim de rival da Volkswagen que brilhou na indústria automobilística (Foto: Internet)

Rival da Volkswagen que brilhou no mercado brasileiro teve triste desfecho

No acirrado mercado das indústrias automobilísticas no Brasil, um dos seus mais tristes marcos trouxe à tona o desfecho de uma das principais rivais da Volkswagen.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a década de 80, uma montadora de carros 100% nacional ganhou destaque ao criar e produzir unidades do furgão Itaipu E-400, que foi o primeiro carro elétrico do Brasil.

A Gurgel, durante anos, foi considerada a marca brasileira de grande sucesso, tendo sido fundada em 1969 pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gurgel lançou o primeiro carro elétrico da América Latina (Foto: Internet)

Além de ser pioneira do segmento no país, a empresa, que tinha tudo para brilhar no mercado nacional, apresentou protótipos do Itaipu em 1975, demonstrando sua inovação antes que a demanda global por carros elétricos surgisse.

A Gurgel também ficou conhecida por seus carros construídos em fibra de vidro, incluindo o lançamento do BR800 em 1988. Posteriormente, a fabricante introduziu o Supermini, um subcompacto com motor 0.8 que desenvolvia 36 cv, além dos icônicos jipes X-12 e Carajás.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Montadora Gurgel fez sucesso no Brasil por conta de carros diferentes (Foto: Divulgação)

O que gerou o fim da Gurgel?

Apesar da posição de destaque no mercado automobilístico, na década de 90, a redução da alíquota do IPI para carros 1.0 pelo Governo Federal colocou os veículos da Gurgel em competição direta com modelos de marcas renomadas, como Volkswagen, Fiat, Ford e Chevrolet.

Nesse mesmo cenário, o mercado de importados trouxe soluções que eram consideradas mais atrativas aos consumidores na época, agravando ainda mais a situação da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O triste desfecho da Gurgel foi selado em 1994, segundo o despachantedok, com um processo de falência que se arrastou até 1996, marcando o fim de uma era e deixando um legado na história da indústria automobilística brasileira.

Quais as principais indústrias automobilísticas do Brasil?

O Brasil possui uma indústria automobilística diversificada, com várias montadoras e fabricantes de veículos. Algumas das principais incluem Volkswagen, Fiat, Chevrolet, Ford, Toyota, Honda, Hyundai, Renault, Nissan e Jeep. Essas montadoras produzem uma ampla gama de veículos, desde carros de passeio até caminhões e SUVs, atendendo às diferentes necessidades dos consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.