O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou uma obrigação para aposentados e pensionistas que desejam contar com esse serviço a partir de agora
O INSS confirmou que para o desbloqueio de contratação de novos empréstimos consignados por aposentados e pensionistas precisará ser feito exclusivamente por meio de biometria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, só poder ser através da plataforma Meu INSS. No último dia 19, o despacho foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e passou a valer dessa última sexta-feira (23).
O time de especialistas em previdência do TV Foco, a partir de informações da CNN Brasil, traz agora os detalhes dessa nova medida e o que o órgão espera com ela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ALERTA DO INSS
- Nova obrigação visa maior segurança;
- Além disso, busca que o aposentado mesmo faça;
- Quer evita fraudes;
- Está em vigor.
O QUE DESEJA O ÓRGÃO?
Primeiramente, é bom destacar que o INSS informou no despacho sobre a medida:
“A partir do dia 23 de maio de 2025, todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validada em bases do governo federal”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Informe do INSS chega hoje (02/09) com recurso que antecipa a liberação de benefícios à lista de CPFs
● Informe sobre o INSS mostra 4 passos para se aposentar antes dos 60 e com beneficio acima de R$1.518
● Informe sobre o INSS chega com promessa de 2 mudanças que atinge em cheio CLTs que querem se aposentar em 2026
Com a decisão, todos se perguntaram qual era o objetivo do INSS, e o presidente do órgão, Gilberto Waller, explicou que a medida tem o objetivo de:
“Mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa maneira, deseja-se um processo mais seguro e verídico. Sendo assim, os aposentados e pensionistas precisam seguir a nova medida.
POLÊMICA NO INSS
Além disso, a decisão é uma resposta emergencial por conta dos indícios de irregularidades revelados por investigações da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal (PF).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A denúncia de descontos não autorizados nos pagamentos de idosos gerou uma enorme comoção nacional. Então, o órgão está em busca de evitar maiores problemas.
CONCLUSÕES FINAIS
INSS confirma que será necessário usar biometria para contratação de novos empréstimos. Medida acerta em cheio aposentados e pensionistas do órgão que precisam cumprir essa nova obrigação em 2025.
QUAL O TAMANHO DO PREJUÍZO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS?
Como revelado pelos principais canais, no dia 23 de abril, a PF e a CGU através da Operação Sem Desconto, revelaram um esquema que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões de aposentadorias e pensões entre 2019 e 2024.
Então, milhões de aposentados foram afetados com descontos que não contrataram. As autoridades investigam os culpados.