Obrigatórios: 5 direitos trabalhistas indispensáveis aos CLTs https://tvfoco.uai.com.br/obrigatorios-5-direitos-trabalhistas-indispensaveis-aos-clts O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Wed, 07 Jan 2026 03:00:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.25 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Obrigatórios: 5 direitos trabalhistas em vigor indispensáveis aos CLTs em 2025 e 2026 https://tvfoco.uai.com.br/obrigatorios-5-direitos-trabalhistas-indispensaveis-aos-clts/ Fri, 19 Dec 2025 13:58:17 +0000 https://tvfoco.uai.com.br/?p=2526858 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Direitos garantidos aos CLTs - Foto: Internet
Lei trabalhista revela 1 atitude que reduz 2 direitos dos CLTs - Foto: Internet

Trabalhadores CLTs precisam estar cientes dos seus direitos e não deixar os mesmos passarem despercebidos

Apesar de ter sido criada no ano de 1943, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) segue em vigor neste ano de 2025 e deve ser respeitada por todas as empresas que contratam trabalhadores com carteira assinada. A lei protege os trabalhadores CLT e garante o cumprimento dos direitos básicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, muitos empregadores oferecem benefícios extras para atrair e reter profissionais, mas há uma lista de direitos que são indispensáveis, obrigatórios, e não podem passar sem serem notados. Muitos não conhecem os cinco principais benefícios que todos os CLTs precisam estar atentos para não deixarem de receber.

1 – Descanso semanal remunerado

Abrindo a lista temos o descanso garantido pela CLT ao menos uma vez por semana, normalmente aos domingos. Mas, essa situação pode variar segundo o tipo de trabalho. Isso porque, locais que prestam serviços essenciais, como hospitais, não fecham aos domingos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2 – Férias anuais

Ademais, esse se trata de um dos direitos favoritos dos trabalhadores CLTs! Após completar 12 meses de trabalho, o trabalhador possui direito a 30 dias de férias. Esse período de descanso se dá com remuneração integral e um aumento de um terço do salário. É importante mencionar ainda que, esse 1 mês de férias pode ser fracionado em acordo.

3 – Jornada de trabalho

Conforme a CLT, o trabalhador pode cumprir no máximo 8 horas diárias, com a possibilidade de realizar até 2 horas extras, desde que receba o pagamento correto. Ademais, o empregador não pode exigir do funcionário ultrapassar o limite sem a devida remuneração.

4 – FGTS

Em suma, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço se trata de uma espécie de poupança obrigatória. Assim, todos os meses, o empregador deposita 8% do salário do trabalhador em uma conta vinculada à Caixa. O trabalhador pode sacar o benefício em casos de demissão sem justa causa, compra da casa própria ou aposentadoria.

5 – Salário mínimo

Por fim, existe a situação que o trabalhador pode receber menos que o salário mínimo definido por lei, atualmente fixado em R$ 1.518. Em suma, receber abaixo desse valor é ilegal, onde o funcionário pode recorrer à Justiça do Trabalho para exigir o cumprimento do piso salarial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, veja mais notícias sobre CLTs clicando aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

The post Obrigatórios: 5 direitos trabalhistas em vigor indispensáveis aos CLTs em 2025 e 2026 appeared first on TV Foco.

]]>