Óleo natural, rico em vitamina C, evita o ressecamento na pele e extermina o frizz

Óleo natural rico em vitamina C transforma a pele ao eliminar o ressecamento e acabar de vez com o frizz dos cabelos

07/10/2025 18h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Cabelo e pele perfeita (Foto: Reprodução)

Óleo natural rico em vitamina C transforma a pele ao eliminar o ressecamento e acabar de vez com o frizz dos cabelos

O óleo de abacate entra na nossa vida muitas vezes como algo quase banal. Fruto gostoso, guacamole, torrada, mas, se você começar a usar o óleo dele na pele e no cabelo, pode perceber diferença séria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele tem ácidos graxos monoinsaturados (tipo o oleico), vitamina E, carotenos, compostos anti-inflamatórios, minerais. Contudo, esses componentes não são só pra “aparecer bem”, eles penetram nas camadas da pele, ajudam a selar a umidade, a amenizar inflamações, a regenerar.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Óleo de abacate (Foto: iStock)

Logo de cara, usar óleo de abacate pode dar um upgrade na barreira da pele. Se você vive com pele ressecada, descamação ou vermelhidão, especialmente depois de exposição solar ou poluição, o óleo ajuda assim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os lipídios dele “preenchem” o que falta no estrato córneo, reduzem a perda de água transepidérmica, suavizam. Ele também carrega antioxidantes, que trabalham contra os radicais livres. Assim, retardando sinais de envelhecimento (linhas finas, flacidez) e até escurecimentos causados por sol.

Para pele, os benefícios são diversos. Hidratação intensa: mesmo pele seca ou sensível parece ficar mais macia, menos áspera. Contudo, para quem tem acne ou pele oleosa, pode parecer contraintuitivo, mas há evidências de que, se usado adequadamente, o óleo de abacate hidrata sem deixar película pesada.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Além disso, também há estudos que indicam que ele ajuda na cicatrização. Estimula colágeno, regeneração de tecidos, ajuda cortes ou microlesões a se fecharem mais rápido.

Quais os benefícios do óleo de abacate no cabelo?

Se o couro cabeludo está ressecado, com caspa ou descamação, uma massagem gentil com óleo de abacate antes de lavar pode aliviar bastante. Porém, as fibras capilares se beneficiam porque o óleo penetra (não só cobre), “selando” a cutícula, reduzindo quebra, frizz, pontas duplas. Além disso, ele também protege contra agressões externas que estragam bastante o fio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, o uso de óleo de abacate pode dar brilho que a gente vê, aquele reflexo bonito. Isso por causa de vitaminas como E, compostos antioxidantes, carotenoides, além de minerais como magnésio e potássio. Eles ajudam a dar “smoothness” à cutícula, o que reflete mais luz.

Por fim, tem coisas que merecem atenção. Nem todo óleo de abacate é igual: o refinado perde parte dos nutrientes; o extra-virgem ou prensado a frio costuma conter mais vitaminas, antioxidantes. E uso exagerado pode pesar no cabelo ou deixar sensação oleosa na pele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por esse motivo, se sua pele for muito oleosa ou acneica, pode haver risco de obstruir poros, embora muitos relatórios digam que o óleo de abacate é relativamente não-comedogênico.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.