Oncologista revela 1º sinal de câncer que pode passar despercebido

Você precisa saber agora qual é o primeiro sinal de câncer que muita gente nem imagina. FIQUE POR DENTRO DE TUDO.

23/05/2025 10h40

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Câncer - Foto Internet

Você precisa saber agora qual é o primeiro sinal de câncer que muita gente nem imagina

A título de informação, nos últimos anos, o número de casos de câncer tem aumentado significativamente. Entre 2023 e 2025, o Brasil deve registrar cerca de 704 mil novos diagnósticos por ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante disso, não há como negar que a prevenção é essencial: hábitos saudáveis, como não fumar, manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e realizar exames periódicos, são fundamentais para reduzir riscos e detectar precocemente a doença.

Assim, a conscientização e o cuidado contínuo acabam sendo aliados indispensáveis na luta contra o câncer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAL É O PRIMEIRO SINAL DE CÂNCER?

Dessa forma, o médico Wesley Pereira Andrade, médico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e médico titular da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), explica quais são os primeiros sinais de câncer.

“É uma doença do envelhecimento. E a população, cada vez mais, alcançará a longevidade. Com o controle das doenças cardiovasculares, os seres humanos perecerão, cada vez menos, de males como infarto, derrame, entre outros, entretanto, padecerão mais de câncer”, diz.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O médico Wesley Pereira Andrade indica 7 sinais do corpo que podem estar relacionados a um câncer:

Caroços ou nódulos

Caroços ou nódulos no corpo, como, por exemplo, nas regiões das mamas, axilas e pescoço, que não desaparecem em três ou quatro semanas, precisam ser investigados por um médico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Câncer de pele (Foto: Reprodução)
Câncer de pele (Foto: Reprodução)

Tosse persistente ou rouquidão

Tosse persistente ou rouquidão podem ser sintomas de tumores de pulmão ou das vias aéreas superiores. Já a rouquidão pode denotar problemas da área respiratória ou da laringe.

CÂNCER DE INTESTINO - Montagem TVFOCO
CÂNCER DE INTESTINO – Montagem TVFOCO

Mudanças no hábito intestinal

Alternância entre diarreia e constipação, bem como sangramento nas fezes investigados pelo médico para avaliar se estão relacionados a tumores gástricos ou intestinais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Perda de peso inexplicada e aparente

Caso ocorra uma perda de peso que não seja provocada por alimentação/dieta, prática de atividade física ou consumo de medicamentos para emagrecer, também é necessário investigar a possibilidade de tumores gástricos.

Presença de feridas na pele ou manchas escurecidas

Alterações na pele, como manchas e sinais, devem ser avaliadas pelo dermatologista pois podem se tratar de câncer de pele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sangramento vaginal inesperado

O aparecimento de sangramentos fora das datas regulares em mulheres na pré-menopausa pode indica problemas na região do colo do útero ou do endométrio.

Dores persistentes e inexplicáveis

O câncer de pulmão, por exemplo, pode causar dores no peito.

IMPORTANTE

Ao notar qualquer sintoma ou alteração no corpo, é essencial procurar um médico. A detecção precoce de doenças aumenta as chances de tratamento eficaz. Nunca ignore sinais do seu organismo, cuidar da saúde é um ato de responsabilidade e prevenção.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.