Você precisa saber agora qual é o primeiro sinal de câncer que muita gente nem imagina
A título de informação, nos últimos anos, o número de casos de câncer tem aumentado significativamente. Entre 2023 e 2025, o Brasil deve registrar cerca de 704 mil novos diagnósticos por ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, não há como negar que a prevenção é essencial: hábitos saudáveis, como não fumar, manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e realizar exames periódicos, são fundamentais para reduzir riscos e detectar precocemente a doença.
Assim, a conscientização e o cuidado contínuo acabam sendo aliados indispensáveis na luta contra o câncer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL É O PRIMEIRO SINAL DE CÂNCER?
Dessa forma, o médico Wesley Pereira Andrade, médico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e médico titular da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), explica quais são os primeiros sinais de câncer.
“É uma doença do envelhecimento. E a população, cada vez mais, alcançará a longevidade. Com o controle das doenças cardiovasculares, os seres humanos perecerão, cada vez menos, de males como infarto, derrame, entre outros, entretanto, padecerão mais de câncer”, diz.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nubank revela como aposentados do INSS podem desbloquear recurso e conseguir saque de mais de R$5 mil
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● Informe do INSS chega hoje (02/09) com recurso que antecipa a liberação de benefícios à lista de CPFs
O médico Wesley Pereira Andrade indica 7 sinais do corpo que podem estar relacionados a um câncer:
Caroços ou nódulos
Caroços ou nódulos no corpo, como, por exemplo, nas regiões das mamas, axilas e pescoço, que não desaparecem em três ou quatro semanas, precisam ser investigados por um médico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tosse persistente ou rouquidão
Tosse persistente ou rouquidão podem ser sintomas de tumores de pulmão ou das vias aéreas superiores. Já a rouquidão pode denotar problemas da área respiratória ou da laringe.
Mudanças no hábito intestinal
Alternância entre diarreia e constipação, bem como sangramento nas fezes investigados pelo médico para avaliar se estão relacionados a tumores gástricos ou intestinais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Perda de peso inexplicada e aparente
Caso ocorra uma perda de peso que não seja provocada por alimentação/dieta, prática de atividade física ou consumo de medicamentos para emagrecer, também é necessário investigar a possibilidade de tumores gástricos.
Presença de feridas na pele ou manchas escurecidas
Alterações na pele, como manchas e sinais, devem ser avaliadas pelo dermatologista pois podem se tratar de câncer de pele.
Sangramento vaginal inesperado
O aparecimento de sangramentos fora das datas regulares em mulheres na pré-menopausa pode indica problemas na região do colo do útero ou do endométrio.
Dores persistentes e inexplicáveis
O câncer de pulmão, por exemplo, pode causar dores no peito.
IMPORTANTE
Ao notar qualquer sintoma ou alteração no corpo, é essencial procurar um médico. A detecção precoce de doenças aumenta as chances de tratamento eficaz. Nunca ignore sinais do seu organismo, cuidar da saúde é um ato de responsabilidade e prevenção.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.