Metrôs, ônibus e BRTs acionados no RJ: Paes baixa decreto em fevereiro com paralisação que abala o RioCard

Sob a gestão de Eduardo Paes, no Rio de Janeiro, novo decreto chega com paralisação que atinge o RioCard afetando o metrô, ônibus e BRTs
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), recentemente confirmou uma paralisação que abala o RioCard nos transportes públicos como o metrô, ônibus e BRTs na capital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo TV FOCO, Paes confirmou novamente o adiamento do novo bilhete eletrônico dos transportes públicos, dessa forma não paralisando o RioCard nos modais no Rio.
De acordo com o ‘G1’, a implementação do Jaé, novo sistema de bilhetagem eletrônico, estava programada para o dia 1° de fevereiro deste ano, contudo acabou sendo adiada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Paralisação do RioCard adiada
Devido à dificuldade de muitos cidadãos em fazer o cadastro, marcar a retirada ou validar o Jaé, principalmente envolvendo o benefício de gratuidade para idosos, o novo bilhete acabou sendo adiado.
Agora, a paralisação do uso do RioCard está prevista para o dia 1° de junho deste ano, quando o Jaé deve entrar em cena definitivamente. Destacando que, o sistema já havia sido adiado outras vezes.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Durante a coletiva em que anunciou o adiamento, Eduardo Paes enfatizou a relevância da mudança no sistema e reconheceu os desafios que a nova operação tem imposto à população.

“Eu vou dar um tempo maior e eu sei que as pessoas que estão indo agora porque falta um mês vão deixar de ir. Essas pessoas só vão voltar a ir quando faltar dez dias, daqui a alguns meses”, afirmou o prefeito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele também admitiu que a transição não será simples. “Vai dar confusão. Eu sei. E no dia que começar vai ter o cara falando que não foi avisado. É isso mesmo, é a vida como ela é. É uma operação complexa mesmo”, disse.
Destacando que, ainda é necessário fazer a transição do RioCard para o Jaé para o uso do metrô, ônibus e BRTs no transporte público do Rio de Janeiro. Dessa forma, os cariocas precisam ficar atentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerações finais
- A troca do RioCard pelo Jaé acabou sendo adiada para 1º de junho, pois muitos ainda não conseguiram fazer o cadastro.
- O prefeito Eduardo Paes reconhece que a mudança será difícil, mas necessária.
- Os cariocas devem ficar atentos para evitar problemas quando o novo sistema entrar em vigor.
Qual o valor da passagem de ônibus no Rio de Janeiro?
De acordo com as informações do portal ‘G1’, a passagem subiu de R$ 4,30 para R$ 4,70 e vale para os ônibus municipais, BRT, VLT e os “cabritinhos” (veículos do transporte complementar).
Por fim, clique aqui e veja mais notícias sobre o transporte público no Brasil.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br