Ônibus, CPTM e Metrô de graça na Era Nunes: 5 passos para conseguir isenção do Bilhete Único em SP

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

31/01/2025 18h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Veja quem tem direito à gratuidade do Bilhete Único (Foto: SPTrans)

Gratuidade ou metade da tarifa no transporte público está disponível para uma longa lista de estudantes

Já está aberto o cadastramento do Bilhete Único do Estudante de 2025, em São Paulo. Desde o início do mês, a SPTrans disponibilizou o acesso que garante a isenção na passagem em 5 passos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na gestão de Ricardo Nunes, o novo cartão oferece uma série de vantagens, além da passagem com descontos nos ônibus, metrôs e CPTM. Este ano, o valor do ticket do transporte sobre trilhos teve um novo aumento. Porém, existe ainda a lista de gratuidade.

Em nota, a Secretaria de Transportes Metropolitanos justificou que a decisão surgiu após uma análise de despesas, na intenção de garantir a sustentabilidade financeira e cobrir custos operacionais, como manutenção e infraestrutura. O aumento é de R$ 0,20 em relação ao preço antigo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, os alunos já podem solicitar o benefício deste ano. Segundo a SPTrans, o aluno que já possui o Bilhete Único válido desde 2021 pode revalidá-lo e não precisará emitir um novo cartão, caso esteja em bom estado, com foto e dados elegíveis. Aqueles emitidos antes de 2020 não serão revalidados.

Metrô, São Paulo, Bilhete Único
De 11,4 milhões de habitantes de São Paulo, cerca de 4 milhões utilizam Metrô (Foto: Agência Brasil)

Afinal, o que muda?

No caso dos novos cartões, o cidadão deve fazer a solicitação na própria instituição de ensino. Depois disso, os responsáveis enviarão as informações para o sistema, que libera o uso entre 3 e 15 dias. Mas, o desbloqueio acontece somente após um primeiro pagamento, sendo cobrado o valor de R$ 35.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Ele pode ser realizado pelo portal do Documento do Estudante, por PIX, débito, crédito e boleto. O bilhete também oferece meia-entrada em cinemas, teatros, entre outras atividades culturais e de lazer. Apesar das dúvidas, a SPTrans ressaltou que vale para estudantes de redes públicas, particulares, profissionalizantes, técnico ou ensino superior.

Pé-de-Meia, Enem, Caixa Econômica, Bilhete Único
Estudantes podem pedir pelo novo Bilhete Único que traz uma série de vantagens (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

Em resumo, a solicitação acontece da seguinte forma:

  • Cadastre-se no site da SPTrans;
  • Informe à Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente;
  • Aguarde o envio dos seus dados de matrícula à SPTrans pela Unidade de Ensino;
  • Acompanhe a confirmação de sua matrícula no site;
  • 1ª via do cartão vai para instituição de ensino e deve ser retirada pelo estudante na instituição.

+ Contudo, veja ainda outras notícias sobre o Bilhete Único e transporte público no geral!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.