Ônibus, CPTM e Metrô de graça na Era Nunes: 5 passos para conseguir isenção do Bilhete Único em SP

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Veja quem tem direito à gratuidade do Bilhete Único (Foto: SPTrans)

Gratuidade ou metade da tarifa no transporte público está disponível para uma longa lista de estudantes

Já está aberto o cadastramento do Bilhete Único do Estudante de 2025, em São Paulo. Desde o início do mês, a SPTrans disponibilizou o acesso que garante a isenção na passagem em 5 passos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na gestão de Ricardo Nunes, o novo cartão oferece uma série de vantagens, além da passagem com descontos nos ônibus, metrôs e CPTM. Este ano, o valor do ticket do transporte sobre trilhos teve um novo aumento. Porém, existe ainda a lista de gratuidade.

Em nota, a Secretaria de Transportes Metropolitanos justificou que a decisão surgiu após uma análise de despesas, na intenção de garantir a sustentabilidade financeira e cobrir custos operacionais, como manutenção e infraestrutura. O aumento é de R$ 0,20 em relação ao preço antigo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, os alunos já podem solicitar o benefício deste ano. Segundo a SPTrans, o aluno que já possui o Bilhete Único válido desde 2021 pode revalidá-lo e não precisará emitir um novo cartão, caso esteja em bom estado, com foto e dados elegíveis. Aqueles emitidos antes de 2020 não serão revalidados.

De 11,4 milhões de habitantes de São Paulo, cerca de 4 milhões utilizam Metrô (Foto: Agência Brasil)

Afinal, o que muda?

No caso dos novos cartões, o cidadão deve fazer a solicitação na própria instituição de ensino. Depois disso, os responsáveis enviarão as informações para o sistema, que libera o uso entre 3 e 15 dias. Mas, o desbloqueio acontece somente após um primeiro pagamento, sendo cobrado o valor de R$ 35.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele pode ser realizado pelo portal do Documento do Estudante, por PIX, débito, crédito e boleto. O bilhete também oferece meia-entrada em cinemas, teatros, entre outras atividades culturais e de lazer. Apesar das dúvidas, a SPTrans ressaltou que vale para estudantes de redes públicas, particulares, profissionalizantes, técnico ou ensino superior.

Estudantes podem pedir pelo novo Bilhete Único que traz uma série de vantagens (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

Em resumo, a solicitação acontece da seguinte forma:

+ Contudo, veja ainda outras notícias sobre o Bilhete Único e transporte público no geral!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile