Sujeira, mofo e 1,3 toneladas de comida no lixo: Ordem da ANVISA e o fechamento urgente de 5 supermercados

Em ação inédita, ANVISA realiza fiscalização rigorosa e 5 supermercados são fechados
A recente ordem da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o fechamento imediato de cinco supermercados tem gerado preocupação e indignação. A inspeção revelou condições alarmantes de higiene, com sujeira acumulada, presença de mofo e um absurdo desperdício de alimentos, totalizando cerca de 1,3 toneladas descartadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas descobertas destacam uma grave violação das normas sanitárias e demonstram uma negligência intolerável com a saúde pública. O fechamento desses estabelecimentos é uma medida urgente e necessária para proteger os consumidores e garantir que padrões adequados de higiene sejam mantidos em locais tão essenciais para a comunidade.
No dia 21 de fevereiro, em Erechim, no norte do Estado do Rio Grande do Sul, cinco estabelecimentos foram submetidos a uma rigorosa vistoria realizada pelo Programa Segurança Alimentar RS. Os agentes encontraram uma situação alarmante: um total de 1,3 tonelada de alimentos e produtos impróprios para consumo foram apreendidos e inutilizados durante a operação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alimentos encontrados pela ANVISA nos supermercados (Foto: Reprodução- Mprs)
Segundo o ministério público do Rio Grande do Sul, todos os locais fiscalizados foram autuados, sendo que um supermercado teve suas atividades totalmente interditadas, enquanto outro teve apenas parte de suas instalações – o açougue e o depósito – interditadas devido às péssimas condições de higiene.
Durante a fiscalização, foi constatado que uma considerável quantidade de carne estava comprometida, apresentando problemas como falta de procedência, questões relacionadas à temperatura e deterioração, além de alimentos com data de validade expirada e armazenamento inadequado, com presença evidente de mofo. Além disso, produtos como soda cáustica e raticida, cuja venda é proibida em supermercados, foram apreendidos de forma cautelar, evidenciando uma série de irregularidades graves.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Alimentos encontrados pela ANVISA nos supermercados (Foto: Reprodução- Mprs)
Como fazer uma denúncia para a ANVISA?
Para fazer uma denúncia à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre questões relacionadas à segurança alimentar, produtos de saúde, saneamento básico, entre outros, você pode seguir os passos abaixo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Acesse o site oficial da ANVISA (www.gov.br/anvisa) e procure pela seção de “Fale Conosco” ou “Canais de Atendimento”. Geralmente, há um formulário específico para denúncias.
- Preencha o formulário com as informações solicitadas. Seja o mais detalhado possível ao descrever a situação, incluindo datas, locais, empresas envolvidas e evidências, se possível.
- Caso não encontre um formulário online, você pode entrar em contato com a ANVISA por telefone através do número disponibilizado no site. Um atendente poderá orientá-lo sobre como proceder com a sua denúncia.
- Se preferir, também é possível fazer a denúncia pessoalmente em uma das unidades da ANVISA, geralmente localizadas nas principais capitais e grandes cidades do país. Verifique no site os endereços e horários de funcionamento.
- Após o envio da denúncia, aguarde o retorno da ANVISA. Eles podem entrar em contato para solicitar mais informações ou iniciar uma investigação sobre o caso.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu