IDOSOS 60+ comemoram AGORA: Isenção na conta de luz em poucos passos e fim de mais 3 dívidas imediatas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Idosos / Dívidas - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre os benefícios aos idosos que comemoram até mesmo a isenção na conta de luz

É um fato falar que, aqui no Brasil, os idosos com 60 anos ou mais possuem diversos benefícios, que vão desde isenções até fim das dívidas. Mas, poucos sabem sobre o assunto e muitas vezes acabam não usufruindo dos benefícios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, nesta terça-feira (27), vocês saberão tudo sobre quais as regras para a isenção na conta de luz e até em algumas dívidas, para assim, aliviar o bolso de muitos.

Inúmeros idosos com 60 anos ou mais podem ter acesso a isenção ou grandes descontos no pagamento mensal da conta de luz. No 26 de abril de 2002, o Governo Federal anunciou a lei, que está em vigor, para milhares de brasileiros, o programa Tarifa Social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O programa dá descontos na conta de energia elétrica a consumidores de baixa renda inscritos no Cadastro Único. De acordo com informações do G1, idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o BPC, podem garantir os descontos. A isenção na conta de luz varia de acordo com o consumo mensal de energia elétrica podendo chegar até 100% em alguns casos.

Regras:

Famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo;
Famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até 3 salários-mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência, cujo tratamento precise de aparelhos que demandem consumo de energia elétrica;
Famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Descontos para famílias com renda menor ou igual a meio salário-mínimo e portador de doença ou deficiência:

Descontos para famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, no ano de 2021, o Governo anunciou a criação da Lei do Superendividamento, que possibilita a renegociação de todas as dívidas de uma vez.

A lei permite que o cidadão possa aniquilar os juros das dívidas com um plano de pagamento que cabe no bolso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para participar do programa, os idosos com 60 anos ou mais – ou qualquer cidadão – devem seguir três regras básicas. São elas:

As contas que podem ser renegociadas no programa, de acordo com o portal do Serasa, são: água, luz, telefone, gás, boletos e carnês de consumo, crediários, empréstimo com bancos, empréstimos financeiros e parcelamentos.

Por fim, com a lei do superendividamento, os idosos poderão pagar as contas com parcelas que cabem no bolso e evitar novas dívidas.

Quantas pessoas tem o nome sujo no Brasil?

Mais de 1/3 dos brasileiros estavam inadimplentes na Serasa até fevereiro de 2024, quando a empresa realizou um “feirão limpa nome”.

Dos 203 milhões de habitantes do país, apurados pelo Censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 72 milhões tinham dívidas não pagas.

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile