Os cartórios vão fechar no Brasil em 2025? Comunicado do Banco Central traz verdade

Os cartórios vão fechar no Brasil? O Banco Central esclareceu tudo. Veja o que realmente vai mudar com a digitalização de serviços
O avanço do Drex, a futura moeda digital oficial do Banco Central, vem gerando dúvidas sobre o futuro de vários setores que atuam como intermediários em transações financeiras. Inclusive, muitos vêm se perguntando se os cartórios vão fechar de vez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o Banco Central esclareceu o assunto e cravou informações importantes sobre o assunto. O Drex é um projeto do BC que promete modernizar e simplificar a forma como realizamos transações, trazendo recursos como contratos inteligentes e transferência simultânea de valores e bens.
Com a tecnologia, a compra de um imóvel, por exemplo, pode acabar sendo concluída de forma automática e segura, sem risco de uma das partes descumprir o combinado. Mas, será que com isso os cartórios vão começar a fechar, já que a moeda realizará parte das funções de registo e autenticação?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que o Banco Central diz sobre o futuro dos cartórios?
O coordenador do projeto-piloto do Drex, Fabio Araujo, deixou claro em uma entrevista ao ‘Valor’, que os cartórios não vão acabar. Segundo ele, esses órgãos continuam sendo essenciais para garantir a existência e a autenticidade de bens físicos, como imóveis, veículos e outros ativos.
O que vai mudar é que muitos processos serão menos burocráticos, mais rápidos e com custos menores. Em vez de eliminar os cartórios, o Drex tende a integrá-los a um sistema mais moderno e eficiente garantindo mais comodidade para quem está comprando ou vendendo um bem.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“O cartório vai ter que registrar a existência [do imóvel] e, uma vez registrada, a transferência fica muito mais fácil e muito mais simples. Então, a gente simplifica os processos, agiliza e reduz custos. Mas você sempre vai precisar de alguém para garantir que um bem que está sendo negociado existe”, disse Araújo ainda em 2023 ao portal.
Dessa forma, vale destacar que os cartórios não vão fechar. O que ocorrerá é que eles irão passar por uma modernização, acompanhando a evolução do Drex e da tecnologia no sistema financeiro brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando o Drex será lançado?
Conforme divulgado pelo Banco Central na última semana, o Drex, apresentado em 2023, será lançado em 2026. Contudo, o BC informou que, por hora, o uso de blockchain e a tokenização de ativos não chegarão junto a nova moeda. Além disso, será voltada apenas às instituições financeiras.
Por fim, veja: O que muda no PIX com nova regra do Banco Central em setembro?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br