Eduardo Paes bate o martelo e decreta feriado prolongado para esses trabalhadores em Julho no RJ

Paes bate o martelo e trabalhadores do Rio terão até quatro dias de folga em julho com feriados e ponto facultativo por causa da Cúpula do Brics
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, bateu o martelo e decretou feriado prolongado para uma parcela significativa dos trabalhadores da cidade em julho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão vem no rastro da Cúpula do Brics, que reunirá chefes de Estado e de governo de mais de 20 países na capital fluminense.
Para evitar o colapso no trânsito e facilitar o esquema de segurança, Paes decretou ponto facultativo para o dia 5 de julho (sexta-feira) e sancionou lei que transforma a segunda-feira, 8 de julho, em feriado municipal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida vale exclusivamente para o município do Rio de Janeiro. Ou seja, trabalhadores de outras cidades da Região Metropolitana seguem com expediente normal, como:
- Niterói;
- Duque de Caxias;
- Nova Iguaçu
A não ser que as prefeituras dessas localidades optem por medidas semelhantes, o que, até o momento, não ocorreu.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Sendo assim, a partir de informações do InfoMoney, a equipe especializada em feriados e serviços do TV Foco traz mais informações sobre como irá funcionar esse feriado e como aproveita-lo.

Como funcionam o ponto facultativo e o feriado?
De acordo com o advogado trabalhista Márcio Rodrigues, o ponto facultativo decretado para o dia 5 vale automaticamente para servidores públicos municipais, exceto aqueles que atuam em serviços essenciais, como saúde e segurança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já para os trabalhadores da iniciativa privada, a folga depende da decisão do empregador.
Caso a empresa opte por liberar os funcionários, não poderá descontar a remuneração, mas pode cobrar a compensação das horas não trabalhadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, o dia 8 de julho, classificado como feriado municipal, assegura a dispensa obrigatória e remunerada para todos os trabalhadores da cidade, com exceção das atividades essenciais ou cobertas por acordos ou convenções coletivas que prevejam o trabalho em feriados.
De acordo com a especialista em direito do trabalho Silvana Campos, quem for convocado para trabalhar no dia 8 deve receber remuneração em dobro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Emenda possível, mas não automática
Para quem trabalha no regime 6×1 e tem jornada regular aos sábados, o dia 6 de julho pode se tornar um obstáculo para uma sequência de quatro dias de descanso.
Nesse caso, a folga depende de acordo com o empregador, que pode aceitar liberar o trabalhador com compensação posterior das horas.
Assim, a recomendação dos especialistas é que esse tipo de acordo seja formalizado por escrito, ainda que de próprio punho, e assinado pelas duas partes.
Como aproveitar o feriado do “Folgão do Brics”?
Com a previsão de alterações no trânsito, bloqueios viários e esquema de segurança reforçado na cidade do Rio, quem estiver de folga pode usar os dias para se afastar dos centros movimentados.
A alternativa é explorar áreas de lazer menos afetadas pela mobilização internacional, como:
- As regiões de praias da Zona Oeste;
- Trilhas na Floresta da Tijuca;
- Passeios na Ilha de Paquetá.

Mas, para quem prefere descansar em casa, a dica é se programar antecipadamente — especialmente para quem depende de transporte público, que também pode operar com alterações.
O que é o Brics?
A expressão Brics é um acrônimo formado com as letras iniciais (em inglês) de:
- Brasil;
- Rússia;
- Índia;
- China;
- África do Sul (South Africa).
O bloco inclui ainda Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã e tem mais dez países parceiros: Belarus, Bolívia, Cuba, Cazaquistão, Nigéria, Malásia, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã.
Ele nada mais é que um mecanismo internacional de cooperação econômica e desenvolvimento formado por importantes economias emergentes e tem como objetivo a cooperação econômica e o desenvolvimento em conjunto.
Conclusão:
Em suma, a realização da Cúpula do Brics no Rio de Janeiro mudará a rotina dos trabalhadores cariocas. Para muitos, será uma oportunidade rara de descanso prolongado.
No entanto, a folga — ou o trabalho — dependerá do setor e do empregador. Mas, para saber mais informações sobre feriados e afins, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.