Eduardo Paes informa nova decisão no RJ hoje 15/12 com folga extra a cariocas já nesta semana

Eduardo Paes anuncia ponto facultativo na próxima quarta-feira, 17
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta segunda-feira, 15, uma nova medida que garante uma folga extra aos cariocas ainda nesta semana. Em razão das finais que envolvem o Flamengo e o Vasco, a Prefeitura do Rio de Janeiro decretou ponto facultativo na quarta-feira, 17, a partir das 12 horas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, logo após o comunicado municipal, o governador Cláudio Castro confirmou que a decisão será ampliada para todo o estado do Rio de Janeiro, estendo o benefício aos servidores estaduais.
De acordo com Eduardo Paes, o ponto facultativo começa ao meio-dia desta quarta-feira, 17. Com isso, servidores públicos poderão encerrar o expediente mais cedo para acompanhar os jogos decisivos do dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida aconteceu por causa dos dois confrontos de grande repercussão no futebol:
- Flamengo X Paris Saint-Germain (PSG) às 14 horas, pela final do Mundial Intercontinental, disputada no Catar
- Vasco X Corinthians às 21h30, no jogo de ida da final da Copa do Brasil, em São Paulo
As duas partidas terão transmissão ao vivo pela TV Globo.
Governador amplia ponto facultativo para todo o estado
Em uma publicação nas redes sociais, Cláudio Castro comentou a decisão de forma descontraída e destacou o alinhamento com o prefeito Eduardo Paes.
“Quarta-feira é dia de Flamengo e de Vasco, não Flamengo x Vasco! Mengão de tarde e Vasco de noite! Eu e o prefeito Eduardo Paes já tratamos o ponto facultativo a partir de 12h em todo o RJ!”, escreveu Castro em uma rede social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Decreto estará no Diário Oficial
Eduardo Paes informou que oficializará a decisão por meio de um decreto, que deve sair no Diário Oficial do Município nesta terça-feira, 16.
De acordo com Eduardo Paes, o decreto vai detalhar quais repartições públicas serão afetadas e como funcionará o atendimento dos serviços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, nas redes sociais, o prefeito também comentou a medida em tom bem-humorado.
“Ainda bem que o prefeito é vascaíno, e o governador Cláudio Castro (PL) é flamenguista!. Então é isso: quarta-feira tem ponto facultativo a partir do meio-dia. Aproveitem, torçam bastante, mas com responsabilidade e respeito”, escreveu o Prefeito.
Cariocas terão expediente reduzido
Desse modo, com a confirmação do ponto facultativo no Rio de Janeiro, milhares de servidores públicos, municipais e estaduais poderão deixar o trabalho mais cedo na quarta-feira, 17.
A iniciativa reforça uma tradição do estado de flexibilizar o expediente em dias de grandes eventos esportivos.
Desse modo, as autoridades reforçam que a população aproveito o momento com responsabilidade e respeitado as regras de convivência.
O que é ponto facultativo?
Por fim, o ponto facultativo é uma autorização do poder público para a dispensa do expediente, mas não equivale a um feriado oficial.
Na prática, isso significa que:
- A medida se aplica aos órgãos da administração pública
- Empresas privadas não são obrigadas a conceder folga, ficando a decisão a critério do empregador
- Serviços essenciais, como saúde, segurança e transporte podem funcionar normalmente
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.