Eduardo Paes já sabe: Lei do IPTU em vigor no Rio de Janeiro traz FIM do imposto a 4 grupos cariocas em 2025

Lei do IPTU no Rio de Janeiro garante fim do imposto para 4 grupos de cariocas e o prefeito Eduardo Paes está ciente
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Lei do IPTU em vigor no Rio de Janeiro traz FIM do imposto a 4 grupos cariocas em 2025 - Foto: Montagem

Lei do IPTU no Rio de Janeiro garante fim do imposto para 4 grupos de cariocas e o prefeito Eduardo Paes está ciente

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é um dos mais temidos por milhões de brasileiros. Afinal, ele chega de forma anual como mais uma taxa a ser paga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, o valor arrecadado pela alíquota é convertido em melhorias nas áreas onde os imóveis estão localizados, obras de infraestrutura e investimentos em áreas como educação, saúde e segurança pública. Mas, para a alegria de muitos, uma excelente notícia é confirmada aos que residem no Rio de Janeiro.

Ocorre que, lei do IPTU em vigor no RJ traz FIM do imposto para 4 grupos cariocas em 2025 e o prefeito Eduardo Paes já está ciente disso. Assim, o time de especialistas em benefícios do TV FOCO, a partir e informações do portal ‘Quinto Andar’, traz à tona maiores detalhes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isenção IPTU

No Rio de Janeiro, aliás, a Prefeitura concede a isenção do imposto nos imóveis que estão enquadrados nas 4 categorias a seguir.

  1. Valor venal inferior a R$ 70.322;
  2. Localizados em comunidades;
  3. Templos religiosos;
  4. Ligados à produção cultural.
IPTU isento no Rio de Janeiro para grupos de pessoas (Reprodução: Internet)

Vale mencionar ainda que, o RJ ainda proporciona a possibilidade de abater créditos obtidos por meio da Nota Carioca. Ademais, o pedido precisava ter sido feita até setembro de 2024. Logo, os créditos vigentes depois da data só poderão ser utilizados para o IPTU de 2026.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, quem paga aluguel precisa pagar IPTU?

Em suma, o contribuinte do IPTU é aquele que detém a propriedade e posse do imóvel e não o que usufrui. Assim, no caso de imóveis alugados, a responsabilidade fica por conta do dono.

Todavia, o valor pode ser repassado ao inquilino se essa determinação estiver prevista em contrato. Na maioria das vezes, se não existe essa formalização, o proprietário tende a incluir o valor no preço do aluguel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Calendário

A Prefeitura costuma disponibilizar o calendário e regras logo no início de janeiro. Assim, veja o calendário deste ano de 2025 a seguir:

IPTU – Foto: Internet

Considerações finais

Ademais, veja mais notícias sobre o IPTU CLICANDO AQUI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile