Considerado um dos reforços mais aguardados da temporada de 2026, craque ganha desfecho positivo no elenco paulista

O Palmeiras está muito perto de ter novamente à disposição um dos jogadores mais aguardados pela torcida. Após mais de 300 dias afastado, Paulinho voltou a ser relacionado e pode reaparecer no clássico contra o Santos, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Continua depois da publicidade

Segundo informações do portal Nosso Palestra, o retorno marca o encerramento de um longo processo de recuperação, que envolveu desafios físicos, emocionais e muita cautela por parte do clube.

O atacante não entra em campo desde 4 de julho de 2025, quando atuou na Copa do Mundo de Clubes da FIFA mesmo convivendo com limitações físicas. Depois daquele período, o camisa 10 precisou passar por uma nova cirurgia na perna direita e iniciou mais uma etapa delicada de tratamento e recondicionamento.

Continua depois da publicidade

Craque se recupera de lesão grave

Internamente, o Palmeiras tratou todo o processo com bastante cuidado. A avaliação do Núcleo de Saúde e Performance é de que Paulinho passou praticamente duas temporadas lidando com dores constantes, o que exigiu um planejamento detalhado para evitar qualquer risco de recaída.

Por isso, mesmo recuperado, o atacante ainda terá controle rigoroso de carga física nas próximas semanas.

Continua depois da publicidade

A comissão técnica também prefere não criar expectativa de utilização imediata em sequência. O clube pretende monitorar a resposta do jogador jogo após jogo antes de aumentar o tempo em campo.

A pausa do calendário durante a Copa do Mundo será vista como fundamental nesse planejamento, funcionando como uma espécie de intertemporada para melhorar ainda mais a condição física e biomecânica do atleta. Vale lembrar que áulinho é avaliado em R$ 64 milhões na cotação atual.

Continua depois da publicidade
Paulinho está perto de retornar aos gramados (Reprodução: TV Palmeiras / Youtube)
Paulinho – (Reprodução: TV Palmeiras / Youtube)

Lesão ocorreu quando estava no Atlético-MG

O problema que afastou Paulinho dos gramados começou ainda em 2024, na época em que defendia o Atlético-MG. Na ocasião, o atacante acabou sendo diagnosticado com uma fratura por estresse na tíbia da perna direita. Mesmo lesionado, ele seguiu atuando durante meses antes de finalmente passar pela primeira cirurgia.

Quando foi contratado pelo Palmeiras, o jogador apresentou boa evolução inicial no tratamento. Porém, conforme a intensidade dos trabalhos físicos aumentou, as dores voltaram a aparecer, levando à necessidade de um novo procedimento cirúrgico.

Continua depois da publicidade

Desta vez, os médicos utilizaram um implante mais resistente para a fixação óssea, além de adotarem um período maior de afastamento dos gramados.

O entendimento interno era de que seria necessário respeitar todas as etapas da recuperação para minimizar qualquer possibilidade de novos problemas físicos.

O modelo de recuperação seguido pelo Palmeiras está alinhado com protocolos modernos da medicina esportiva, principalmente em casos de fratura por estresse. O retorno gradual e o controle constante das cargas físicas são considerados fundamentais para evitar recaídas e garantir uma adaptação segura do atleta.

Paulinho segue se recuperando de uma lesão (Reprodução: Youtube / TV Palmeiras)
Paulinho segue se recuperando de uma lesão (Reprodução: Youtube / TV Palmeiras)

Paulinho terá seu retorno em breve

Mesmo com o longo período afastado, Paulinho conseguiu deixar boas impressões em suas primeiras partidas pelo clube. Até aqui, disputou 16 jogos, marcou três gols e deu duas assistências. Um dos momentos mais importantes acabou sendo a atuação decisiva na vitória sobre o Botafogo durante a Copa do Mundo de Clubes em 2025.

A volta do atleta acontece em um momento importante da temporada para o Palmeiras. Com a ausência recente de Vitor Roque, que só deve voltar após a Copa do Mundo, Paulinho ganha ainda mais relevância no planejamento da comissão técnica para a sequência do ano.

Quais os próximos jogos do Palmeiras?

  • 05/05 – Sporting Cristal x Verdão – 19h00 (Libertadores);
  • 10/05 – Remo x Verdão – 16h00 (Brasileirão);
  • 13/05 – Jacuipense x Verdão – 21h30 (Copa do Brasil);
  • 16/05 – Verdão x Cruzeiro – 21h00 (Brasileirão).

Por fim, veja mais notícias do Palmeiras clicando aqui.