R$115 bilhões: Pão de Açúcar e Max Atacadista despencam e são aniquilados por rede de supermercados queridinha

Pão de Açúcar, Max Atacadistas e outras redes estão sendo aniquiladas por rede gigantesca de supermercados
O mundo do varejo, como qualquer outro da área comercial, é muito competitivo. E isso se intensifica ainda mais quando falamos de supermercados e variantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, ao contrário de outros bens de consumo como roupas, games, etc, os brasileiros em geral costumam fazer compras quase que diárias nesses estabelecimentos.
Seja para comprar ingredientes para aquela receita especial de última hora ou compras do mês, todo mundo que está lendo essa matéria agora deve ter um supermercado favorito, não é mesmo?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falando em favoritismo, de acordo com o ranking do ABRAS 2023, uma rede de supermercado gigantesca tem desbancado fortes concorrentes como o Pão de Açúcar, rede Muffato e outras.

Estamos falando da rede Carrefour que está passando como um rolo compressor e ultrapassando de forma disparada neste ranking divulgado no dia 17 de abril de 2024.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Destronadas
Esse estudo considera fatores como desempenho, faturamento e as principais movimentações das empresas supermercadistas.
No evento Smart Market, foram apresentadas as 30 maiores empresas do varejo alimentar, e no topo, o Carrefour lidera pela sétima vez o Ranking, movimentando R$115,5 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O segundo colocado no Ranking ABRAS foi a rede Assaí Atacadista, que utiliza a plataforma Smarket como solução para otimizar seu fluxo interno, e conquistou o faturamento de R$ 72,8 bi

Em seguida temos o Grupo Mateus, que subiu de posição no Ranking e conquistou o pódio ficando em terceiro, movimentando R$ 30,2 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém como mencionamos tanto o Pão de Açúcar como o Grupo Muffato*, cujo qual é dono da Max Atacadista, despencaram e foram “aniquilados” pelo rival francês.
(Para saber mais sobre o grupo Muffato, clique aqui*)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O GPA aparece em 4º lugar enquanto o Max Atacadista (Muffato) está em 6º lugar.
Veja abaixo a lista completa do rankings dos varejistas:
- Carrefour- R$ 115,5 bi
- Assaí Atacadista– R$ 72,8 bi
- Grupo Mateus- R$ 30,2 bi
- Grupo Pão de Açúcar R$ 20,6 bi
- Supermercados BH -R$ 17,4 bi
- Irmãos Muffato- R$ 15,7 bi
- Grupo Pereira- R$ 13,2 bi
- Cencosud Brasil – R$ 11,2 bi
- Mart Minas- R$ 9,4 bi
- Koch Hipermercado-R$ 8,0 bi
MAS ATENÇÃO! Esse estudo foi baseado, especificamente, nas empresas que participaram da pesquisa, correspondendo a um grupo de 1.247 empresas supermercadistas, resultando no faturamento de R$509,1 bilhões.

O que o Carrefour fez para crescer tanto?
É inegável que a pandemia trouxe para o varejo brasileiro e mundial um cenário ineditamente desafiador.
Porém, foi durante essa recuperação pós-pandemia que as principais empresas do varejo nacional acabaram tendo que correr atrás, acelerando sua digitalização, ganhando agilidade e flexibilidade e ganhando resiliência.

E o Carrefour foi uma das empresas que se destacaram nisso …
De acordo com o Mercado &Consumo, o Carrefour foi considerado o pioneiro na história a ultrapassar a marca dos R$ 100 bilhões em vendas anuais, em 2023.
Já segundo o portal Super Varejo, só no primeiro trimestre de 2024 a rede já totalizou R$ 27,1 bilhões, já se destacando com um crescimento de 30,7% em vendas ao ano, com o novo plano de expansão.
Vale destacar que a companhia planeja terminar a conversão de 124 lojas do Grupo BIG até o fim de julho, seis meses antes do cronograma inicial.
Só no primeiro trimestre de 2024, 23 lojas foram convertidas para o formato Atacadão, do qual 21 eram Maxxi.
Foram 58 lojas Maxxi iniciais, 46 convertidas em Atacadão e 2 serão convertidas em Sam’s Club, as 10 lojas restantes estão em processo de fechamento.
E ao que tudo indica, se a rede continuar nesse ritmo, tem tudo para permanecer na liderança neste ano de 2024 também.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.