Paralisação no PIX e instabilidade no aplicativo do Nubank preocupa clientes
Na manhã desta terça-feira, 8, clientes do Nubank foram surpreendidos com a paralisação temporária do serviço de PIX e outras funcionalidades do aplicativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instabilidade gerou uma onda de reclamações nas redes sociais e deixou milhares de usuários sem acesso a operações bancárias básicas.
Nubank apresentou instabilidade no sistema?
Primeiramente, os primeiros sinais de instabilidade foram registrados no último domingo, 05.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, na segunda-feira, 7, o aplicativo do Nubank começou a apresentar falhas no carregamento de serviços.
Desse modo, usuários relataram que diversas funções estavam indisponíveis, como transferências via PIX, pagamento de boletos bancários e consulta de saldo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o site DownDetector, que monitora reclamações sobre serviços digitais, a partir das 9h da manhã de segunda-feira, os registros de falhas dispararam, ultrapassando 100 notificações por hora.
O que internautas falaram sobre a instabilidade?
No X (antigo Twitter), internautas compartilharam a frustração com mensagens como:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As principais queixas dos clientes incluíam:
- Erros ao tentar efetuar pagamentos via boleto;
- PIX não funcionando;
- Acesso limitado ao aplicativo;
- Lentidão na atualização de saldo e extrato.
“Serviço de vagamente de boleto bancário indisponível no nubank pqp podem fechar as portas mesmo”, disse uma cliente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Função de boleto indisponível” nubank todo dia 7 com essa palhaçada quero pagar minhas conta sem multa o infeliz”, afirmou outro.
O Nubank se posicionou sobre a paralisação do PIX?
Procurado pelo site TecMundo, o Nubank confirmou a falha e emitiu um comunicado oficial:
“O Nubank informa que houve uma instabilidade temporária, que está integralmente solucionada”.
No entanto, a fintech não divulgou detalhes técnicos sobre o que causou a falha.
Além disso, a instituição não especificou se medidas serão adotadas para evitar novos episódios.
Mas, mesmo com a solução das falhas, internautas ainda ficam com medo de lidarem com instabilidades nesta terça-feira, 08.
Instabilidade em apps bancários é comum?
Apesar do incômodo gerado pela falha, é importante destacar que instabilidades técnicas são relativamente comuns em grandes instituições financeiras.
As falhas são recorrentes durante picos de uso – como os primeiros dias do mês, quando há maior demanda por transações.
Porém, na maioria dos casos, as instituições financeiras resolver os problemas de instabilidade em poucas horas, como aconteceu nesta situação.
O que fazer quando o app estiver fora do ar?
No entanto, existem algumas dicas para tentar solucionar a instabilidade. Veja algumas delas:
- Reinicie o celular: Às vezes, isso resolve travamentos temporários
- Verifique atualizações: Certifique-se de que o app está na versão mais recente
- Force o fechamento do app: Isso pode eliminar erros de execução
- Desinstale e reinstale o aplicativo: Uma nova instalação pode corrigir falhas locais
- Verifique sua conexão com a internet: Problemas de rede também podem causar falhas no uso do app