Nubank emite comunicado após denúncia de paralisação no PIX e dificuldade de acesso ao app
Na noite desta última quarta-feira (14/08), uma denúncia feita nas redes sociais sobre uma suposta paralisação no PIX e em outros serviços da conta do Nubank, desde a tarde do dia mencionado, uma vez que, segundo o cliente, ele não estava conseguindo fazer o login no app.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A postagem logo recebeu interações de outros usuários, alguns afirmando passar pelo mesmo problema.
No mesmo dia, o Nubank se obrigou a emitir um comunicado, respondendo publicamente sobre o que de fato estava acontecendo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estamos enfrentando oscilação de login no app e nossa equipe já está trabalhando para resolver. Por favor, tente novamente mais tarde.”
Ou seja, a fintech informou que a falha não se tratava de uma paralisação total dos serviços, mas de uma oscilação pontual no sistema de login.
Além disso, o Nubank também reforçou que o fato não afetava diretamente o funcionamento interno das transações.
Segundo a empresa, a equipe técnica iniciou imediatamente as medidas para corrigir a instabilidade e restabelecer o acesso completo aos usuários afetados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lembrando que oscilações como essa podem ocorrer por diferentes fatores.
Quais são as principais causas para falhas de acesso no app dos bancos?
Falhas temporárias de acesso a contas bancárias digitais, como a ocorrida no Nubank, podem ser provocadas por diferentes motivos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Manutenção ou atualização de sistema: Ajustes internos podem causar lentidão ou impedir temporariamente o login.
- Oscilações na conexão do usuário: Problemas de internet ou instabilidade de rede móvel podem impedir a autenticação.
- Alta demanda simultânea: Picos de acesso, como em datas de pagamentos, podem sobrecarregar os servidores.
- Problemas técnicos pontuais: Falhas específicas em módulos de autenticação ou integração com outros sistemas.
Mas, conforme dito pelo Nubank, mesmo em casos de oscilação, as informações e o dinheiro dos clientes permanecem seguros, protegidos pelas camadas de segurança da instituição.
Isso sem falar que a fintech mantém equipes de monitoramento técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana, para identificar qualquer instabilidade e agir de forma preventiva.
O Pix do Nubank voltou ao normal?
De acordo com os dados do Downdetector, site especializado em detectar falhas dos principais apps, o banco ainda apresenta instabilidades, porém está sendo normalizado gradualmente, conforme podem ver na imagem do gráfico abaixo:
Lembrando que se a sua conta se encontra com o mesmo problema, o melhor é entrar em contato com a Central Nubank para pedir uma estimativa de normalização e não tentar usar alternativas não oficiais a fim de preservar seus dados.
Mas, para saber mais sobre os benefícios e informações do Nubank, clique aqui*.