Perigo e contas esvaziadas: Pare IMEDIATAMENTE de carregar o celular em aeroportos para proteger seu dinheiro

Alerta de extrema importância é feito a todos que costumam carregar o celular em locais públicos como aeroportos
Atualmente ninguém mais consegue viver sem um celular. Esse aparelho que foi criado em ainda em 1973, ao longo dos anos foi se aprimorando de acordo com as necessidades e hoje se faz tudo por ele, e quando dizemos TUDO, é tudo mesmo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A quem diga que toda sua vida está no aparelho, afinal de contas além de ser usado como meio de comunicação hoje você consegue resolver toda sua vida por meio dele.

Aeroportos e rodoviárias costumam ter postos de recarga para celular (Foto Reprodução/Frepik)
Resolver problemas bancários, consultas médicas, compras para casa, entre outras funções, tudo isso existe dentro dele, o que facilita e muito a vida de todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, é preciso ter muito cuidado aonde costumamos carregar o nosso celular, ainda mais em locais públicos como aeroportos.
Alerta!
Como mencionamos, apesar de ser prático que alguns locais públicos tenham pontos de carregamento, é necessário ter muita cautela e, se possível, parar IMEDIATAMENTE de fazer uso desses pontos.
Afinal de contas, temos a nossa “vida” inteira, praticamente dentro do aparelho, inclusive todos os nossos dados bancários como senhas, números de cartão, etc.

Carregar celular em aeroportos e rodoviárias podem apresentar riscos (Foto Reprodução/Internet)
Mas você deve estar se perguntando: “Tudo bem? Mas o que esses pontos de carregamento tem de tão nocivos?” Calma que gente explica!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações divulgadas pela UOL, a polícia federal dos EUA, mais conhecida como o FBI, informou que algumas estações públicas para carregamento de celular podem ser modificadas por hackers.
O objetivo seria contaminar os aparelhos das vítimas com softwares maliciosos, os quais servem para roubar dados e acessar informações sensíveis, como dados bancários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, além da dor de cabeça, você pode ter suas contas esvaziadas, tendo assim, um prejuízo inestimável!
O Golpe
Ainda de acordo com o portal. o ataque por esse meio recebeu o nome de juice jacking e vem sendo alertado massivamente na América do Norte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, ele serve para QUALQUER LUGAR do mundo que possua estações públicas para carregamento do celular, inclusive aqui no Brasil.

Usar seu próprio carregador ou cabo auxiliar é uma maneira de evitar correr riscos (Foto Reprodução/Internet)
Como eu faço então para me proteger?
Apesar de assustador isso não quer dizer que você não possa nunca mais carregar o celular em público, porém, como mencionamos acima seria bom evitar.
Mas caso seja algo urgente carregar o mesmo em local público, existem uma série de medidas para você se proteger:
- É recomendado, pelo próprio FBI, que usuário sempre levem seus próprios carregadores para plugar na tomada. Sendo assim, o carregamento fica seguro e livre de ataques de hackers aos seu dispositivo.
- Mantenha o sistema operacional atualizado e um antivírus confiável instalado no celular.
- Fazer uso de uma Virtual Private Network (VPN) sempre que se conectar a uma rede de Wi-Fi pública. Por mais que a tecnologia sirva para melhorar a vida de muitas pessoas, sempre há aqueles criminosos que se aproveitam das oportunidades.
Vale dizer que tais informações foram divulgadas pelo Twitter oficial do FBI, nos Estados Unidos. E as dicas valem para todas as pessoas, que assim como essa que vos escreve, não vive sem o celular!
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.