Passageiros com conta na Uber devem ler isso; Veja mais
A Uber é uma empresa dos Estados Unidos que atua em vários países, oferecendo transporte particular por meio de um aplicativo. No Brasil, ela reúne milhares de motoristas e milhões de usuários, sendo uma das maiores do setor.
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Recentemente, a empresa precisou emitir um alerta urgente, pois alguns motoristas estavam aplicando um novo golpe. Segundo informações divulgadas pela Folha de S. Paulo, eles estavam cobrando valores altos em corridas sem passageiro. O esquema ficou conhecido como “golpe do código de segurança”.
O truque funcionava assim: antes mesmo de terminar a viagem, o motorista mandava mensagem no chat do aplicativo pedindo ao cliente o código de segurança da corrida. Com esse código em mãos, ele conseguia registrar viagens falsas e de valores muito altos, enganando o usuário.
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Em nota enviada à Folha, e Uber disse que “está comprometida em atualizar e fortalecer os seus processos internos para proteger a plataforma e os seus usuários“.
De acordo com a empresa, o U-Código, é um código. “Que consiste em uma senha de quatro dígitos, criada pelo app para cada viagem e que deverá ser fornecida verbalmente pelo usuário ao motorista ao entrar no veículo, para que então ele consiga iniciar a viagem”.
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“Reforçamos em comunicações que, para que o código de verificação cumpra seu papel, é importante que a pessoa não compartilhe os quatro dígitos. Com o motorista antes que ele chegue ao ponto de embarque. Isto é, o código não deve ser compartilhado pelo chat ou pelo telefone em nenhuma hipótese, apenas pessoalmente, no momento em que há o encontro com o motorista”, disse em nota.
O que fazer para não cair no golpe?
De acordo com Lucas Marcon, advogado do programa de Telecomunicações e Direitos Digitais do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). “O usuário deve cancelar a corrida, entrar em contato com a empresa fala o que acontece e exigir que não seja cobrada taxa de cancelamento”, disse o especialista.
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“Se o consumidor sofreu um golpe como esse ou teve alguma cobrança indevida, é importante que saiba que a empresa pode se responsabilizar . Já que foi por meio do seu aplicativo e serviço que ocorreu o dano ao consumidor. A empresa deve tomar todas as medidas necessárias para que esse tipo de fraude não ocorra”, disse.
“Em um primeiro momento, a sugestão é entrar em contato com a empresa e pedir o reembolso. Esse contato pode acontecer pelo SAC da empresa ou pelo site consumidor.gov.br, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Outro caminho é acionar o Procon de seu estado“, finalizou.
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