Paula Richard fala sobre a estreia hoje (13) de “O Rico e Lázaro”: ‘Não me sinto pressionada’

13/03/2017 11h42

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
84oei13zx3_1s1t10hgl8_file

Paula Richard ao lado dos protagonistas de “O Rico e Lázaro”: Igor Rickli, Dudu Azevedo e Milena Toscano (Foto: Reprodução/Instagram)

Hoje (13) estreia na Record a nova novela bíblica “O Rico e Lázaro”. Em entrevista ao R7, a autora Paula Richard, em seu primeiro trabalho solo, falou sobre o desafio de suceder “A Terra Prometida”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Me sinto muito feliz e agradecida por essa oportunidade e não me sinto pressionada em relação aos índices. A Record TV já consolidou o horário, o que me dá uma situação mais confortável. Os índices de audiências estão na mão dos telespectadores, eles é que irão aprovar ou não o que fiz. Minha preocupação é em dar o melhor que posso a eles e torcer para que gostem”, declara.

Além disso, ela falou sobre o processo de pesquisa para o projeto. “Comecei a aprender a ler e estudar a Bíblia quando fiz o seriado “Milagres de Jesus” e depois com “Os Dez Mandamentos”. Nesse projeto, tive que ir ainda mais além, já que estou lidando com quatro livros da Bíblia, com os profetas Jeremias, Ezequiel e Daniel, além de personagens históricos como Nabucodonosor, entre outros. Foi uma pesquisa extensa e um quebra-cabeças para criar uma linha de tempo dos eventos bíblicos, históricos, e encaixar nela a trama principal, que é fictícia”, comenta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A autora também falou sobre o que lhe inspira na criação das histórias. “A inspiração de um escritor vem de tudo que há a sua volta. Pode vir de pessoas que conhecemos, de fatos, livros, filmes, seriados… o desafio de transformar isso tudo numa novela é grande, mas procurei criar personagens com pernas sólidas para percorrer essa maratona dramatúrgica sem perder o fôlego [risos]”.

Segundo a escritora, a Bíblia possui histórias universais. “A Bíblia é o livro mais lido do mundo e contém histórias maravilhosas. Uma história não passa de geração em geração, por milhares de anos, atingindo culturas e povos diferentes, se não tiver dramas e conflitos universais”, opina.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Para sustentar 150 capítulos, a autora optou por usar personagens da Bíblia e outros fictícios. Ela explica por que acha que as histórias ainda parecem atuais. “Uma das razões das histórias bíblicas despertarem interesse até os dias de hoje é o fato de serem recheadas de conflitos humanos universais e atemporais. Saber o que vai acontecer não significa saber “como” vai acontecer. O texto bíblico não é linear e, muitas vezes, não segue uma cronologia definida. É necessária muita pesquisa e leitura para compreender as passagens. Há todo um trabalho de pesquisa histórica, de estudo da sociedade, e um aprofundamento da visão religiosa e seu entendimento”, diz.

“Para escrever um personagem bíblico, vamos atrás de seu lado humano. Quem era aquela pessoa que abriu o Mar? Quem era esse rei que conseguiu unificar seu povo? Como eles se relacionavam com as pessoas próximas? Como se sentiram em determinada situação? Que conflitos tiveram ao ter tal atitude? Além disso, temos que preencher lacunas que a narrativa bíblica deixa pelo caminho. Muitas vezes, sabemos o que aconteceu, mas não como se chegou até lá. É um exercício de criação”, completa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela aprovou o elenco escolhido pela Record. “Já havia escrito para vários e outros já admirava o trabalho. O elenco está maravilhoso, não podia esperar melhor. Seria injusto citar alguns porque são todos muito talentosos”, comenta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.