Paulo Henrique Amorim é condenado a indenizar Gilmar Mendes em R$ 40 mil

O apresentador da TV Record Paulo Henrique Amorim foi condenado a pagar indenização de R$ 40 mil ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. O jornalista publicou em seu site uma fotomontagem em que o ministro aparece vestido como membro do exército Nazista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2014, quando tudo começou, o ministro então enviou notificação extrajudicial ao blogueiro pedindo que ele retirasse a imagem do ar. Embora tenha respondido que iria fazê-lo, Paulo Henrique Amorim publicou um texto afirmando ter sido alvo de censura. “O Conversa Afiada” atendeu a pedido judicial feito pelo ex-Supremo Presidente Supremo do Supremo Ministro Gilmar Dantas para retirar do ar uma charge do Bessinha.”
Na postagem, o blogueiro acusava o integrante do STF de ser “aquele que salvou o grande brasileiro Roger Abdemassih [sic] da cadeia”, referindo-se ao médico acusado de estuprar pacientes, e aquele que, “em 48 horas, deu dois HCs do tipo canguru…”, fazendo menção às decisões para libertar o empresário Daniel Dantas. Por causa dessas sentenças, inclusive, Amorim refere-se ao ministro como “Gilmar Dantas”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em sua defesa, Paulo Henrique Amorim alegou que os posts são livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, prevista na Constituição.
Mas o juiz do caso concluiu que houve dano moral evidente.Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o Ministro processa o jornalista da Record, e nas outras vezes ganhou as causas. Desta vez, no entanto, Paulo Henrique Amorim ainda pode recorrer.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O jornalista tem histórico grande de condenações, inclusive em processos feitos por colegas jornalistas, como Ali Kamel, diretor de jornalismo da Globo, e Heraldo Pereira, repórter político do canal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS