“Promotor pediu um boqu#te para Suzane Von Richthofen”: A revelação inédita de jornalista sobre o caso

Jornalista Ullisses Campbell revela atitude escandalosa de promotor com Suzane von Richthofen em troca de ajuda na prisão.

12/11/2025 7h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Segundo jornalista, promotor pediu boquete a Suzane para agilizar pedido da criminosa (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/ Canva/ Imagem televisionada pelo Domingo Espetacular/YouTube/ Freepik)

Jornalista Ullisses Campbell revela atitude escandalosa de promotor com Suzane von Richthofen em troca de ajuda na prisão

A série “Tremembé”, produzida pelo canal de streaming do Prime Video, está dando muito o que falar e conseguiu reacender o interesse e o debate público sobre os crimes mais complexos e chocantes do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, um dos episódios retratados mostra o momento em que Suzane Von Richthofen, a fim de sair da cadeia em que estava e ser transferida para a Penitenciária de Tremembé, manipula o promotor e usa do seu charme para conseguir o que queria.

Mas será que os fatos sucederam exatamente dessa forma?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bem, de acordo com uma declaração feita por Ulisses Campbell, o qual inclusive é roteirista da série, os bastidores do sistema prisional, de fato, guardam segredos que ultrapassam a moralidade e ética.

No entanto, essa revelação veio à tona ainda em 2021, durante uma entrevista dada ao podcast “Inteligência LTA”.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Segundo o jornalista, um promotor do sistema prisional teria de fato feito uma proposta de cunho sexual à detenta Suzane von Richthofen.

Vale dizer que esse relato colocou em xeque a integridade das instituições e lançou luz sobre os bastidores obscuros que permearam o caso que, desde 2002, choca o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, com base nessas informações, detalhamos abaixo como foi esse momento e as consequências desse ato questionável e escandaloso por parte de uma autoridade.

Uma proposta abjeta

A entrevista foi ao ar exatamente em outubro de 2021. Segundo o jornalista, o promotor, que inclusive era casado, teria sugerido que Suzane o “presenteasse com um beijinho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa é uma metáfora utilizada para se referir a um ato sexual, mais precisamente um “boquete”, para que ele a ajudasse na transferência de penitenciária.

Thumbnail Video Youtube

No entanto, a revelação aponta Suzane como uma mulher sedutora e manipuladora, tentando se aproveitar da situação para negociar a transferência.

Afinal de contas, assim como mostra na série, ela estava sendo ameaçada no presídio em que estava. E mais, de acordo com o jornalista, ela foi esperta e exigiu:

“Primeiro a transferência, depois o pagamento”.

No episódio da série, mostra que Suzane não apenas conseguiu como manipulou uma situação para, além de não pagar, acusar o promotor de assédio sexual.

No entanto, durante o podcast, Ulisses não revela o desfecho real e puxa os telespectadores a lerem o seu livro, o qual tem o caso completo; Veja o vídeo abaixo:

Thumbnail Video Youtube

Como foi para Marina Ruy Barbosa interpretar Suzane em Tremembé?

Na série, Suzane é brilhantemente interpretada por Marina Ruy Barbosa, a qual aceitou o desafio e conseguiu transmitir com muita veracidade a complexidade da criminosa por meio da sua atuação.

Em entrevista recente ao portal Leo Dias, a atriz abriu o jogo sobre o processo de composição da personagem.

Ela ainda garantiu que sua abordagem foi estritamente profissional e baseada em material de pesquisa, sem necessidade de entrar em contato com Suzane na vida real:

“Não [me procurou] e não tive nenhum contato com ela. Nunca fez parte do meu processo criativo essa vontade. Acho que são coisas que caminham separadamente, apesar de serem tão juntas” – Afirmou a atriz.

Ela ainda ressaltou a postura da produção em relação ao tema sensível, deixando claro que o objetivo não é criar empatia ou justificar o crime:

“Na série, a gente não busca romantizar, nem glamourizar e nem questionar o que o judiciário brasileiro definiu como pena para esses condenados por crimes tão chocantes.”

Marina completou que utilizou referências disponíveis em livros e material online para criar a personagem de Tremembé, reforçando a distância necessária entre a arte e a realidade brutal do crime.

Mas, para saber mais fatos envolvendo esses criminosos de Tremenbé, clique aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.