Pela primeira vez, Globo admite erro na cobertura das Diretas Já, em 1984

22/04/2015 16h39

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
William Bonner falou abertamente sobre o assunto (Foto: Reprodução)
William Bonner falou abertamente sobre o assunto (Foto: Reprodução)

William Bonner falou abertamente sobre o assunto (Foto: Reprodução)

A Globo vem exibindo, ao longo desta semana, uma série no “Jornal Nacional” sobre os 50 anos do seu jornalismo, um marco na televisão brasileira. Na edição de ontem (21), no entanto, algo surpreendeu a todos os telespectadores, que foi William Bonner admitindo o erro na cobertura das Diretas Já.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O movimento pela defesa das eleições diretas para Presidente da República, em meio ao fim da Ditadura Militar, em 1984, foi noticiado como se fosse uma comemoração do aniversário de São Paulo. Ao se referir a esse acontecimento, Bonner, representante do canal, afirmou que houve um erro na abordagem.

“Essa reportagem provocou muita polêmica ao longo de muitos anos porque, embora ela falasse do comício das Diretas, o texto que introduzia a reportagem, lido pelo apresentador na época, não falava em comício pelas Diretas”, disse Bonner no especial, ao lado de grandes jornalistas da emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, foi ao ar o texto lido pelo jornalista Marcos Hummel (hoje da Record), então apresentador do “Jornal Nacional”: “Um dia de festa em São Paulo. A cidade comemorou seus 430 anos com mais de 500 solenidades. A maior foi um comício na praça da Sé”. William então explicou a situação.

“Isso aí foi visto durante muitos anos como uma tentativa da Globo de esconder as Diretas e, obviamente, depois de muitos anos também, foi reconhecido como um erro”, admitiu o jornalista. Ele encerrou a abordagem desse assunto divulgando o site Memória Globo para quem quiser saber mais detalhes.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Marcos Hummel deu a notícia "tendenciosa" na emissora (Foto: Reprodução)

Marcos Hummel deu a notícia “tendenciosa” na emissora (Foto: Reprodução)

Na internet, a emissora já havia admitido erro na cobertura das Diretas Já. Na edição do “JN” de hoje, que mostrará os fatos que a Globo cobriu entre 1985 e 1994, abordará fatos como a morte de Tancredo Neves (1985) e o polêmico debate presidencial entre Fernando Collor e Lula (1989), entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Twitter: @luccasmeddeiros Contato: lucasmedeirospaiva@gmail.com

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.