Pelo de rato e risco fatal: A proibição URGENTE da ANVISA contra duas marcas de molhos de tomate

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

02/06/2024 21h40

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anvisa retirou de forma urgente molhos de tomate das prateleiras - (Foto: Reprodução / Internet)

A autarquia determinou a retirada urgente de molhos de tomate de circulação do mercado

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão responsável pela prevenção de riscos a saúda do consumidor, seja para produtos ou locais indevidos. Portanto, dessa vez, a autarquia estabeleceu a proibição do consumo de uma marca de molho de tomate.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como todos já devem saber, o produto derivado do tomate, é bastante utilizado na culinária de residências, restaurante ou qualquer ambientes que produzam refeições. E por ser de ser bastante usado pelo consumidor em comida tradicionais como macarronada, lasanha ou diversos outros pratos, a Anvisa decidiu ter um cuidado maior ao verificar a fabricação do molho de tomate.

Conforme o portal G1, o órgão vinculado ao Ministério da Saúde barrou a venda e distribuição em todo o país de dois lotes de extrato de tomate da Elefante e de um lote de molho de tomate tradicional da marca Pomarola depois de um perícia ter sido encontrado pelo de roedor (ratos) ultrapassando o limite de tolerância permitido pela legislação vigente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Molho de tomate Poraloma - (Foto: Reprodução / Internet)
Molho de tomate Pomarola – (Foto: Reprodução / Internet)
A marca Elefante, de molho de tomate, tem um de seus lotes proibidos de vendas em 2016 (Reprodução: Internet)
Molho de tomate da marca Elefante (Reprodução: Internet)

Ainda segundo a fonte, a proibição do consumo dos materiais aconteceu em julho do ano de 2017 e logo em seguida a decisão ter sido publicada no no Diário Oficial da União. Na época, os fabricantes tiveram a ação voluntária de retirar os produtos das prateleiras assim que comunicado sobre o ocorrido.

Com isso, a resolução nº 1.997 proibiu a distribuição e venda do molho de tomate tradicional da marca Pomarola, lote 030903, válido até 31/08/2017, e também do extrato de tomate da marca Elefante, lote 032502, válido até 18/08/2017. A empresa Cargill Agrícola é a responsável pela fabricação dos produtos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

PRONUNCIAMENTO DA EMPRESA

Na época do ocorrido, a Cargill, responsável pelas marcas citadas, comunicou que tomou conhecimento da determinação da Agência de Vigilância Sanitária em relação aos lotes mencionados e logo em seguida se precaveu adotando medidas cabíveis em decorrência do acontecido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A empresa reitera o compromisso com o cumprimento de todas as normas de segurança dos alimentos e padrões de higiene. Assegura ainda que os produtos dos referidos lotes não oferecem qualquer risco à saúde de seus consumidores. A Cargill permanece à disposição para os esclarecimentos que se façam necessários”, informou.

SITUAÇÃO ATUAL

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o cumprimentos das medidas estabelecidas pela Anvisa, a empresa resolveu os problemas surgidos recolhendo os lotes afetados de circulação. Nos dias atuais, a Cargill segue ativa no mercado, entregando seus produtos com bastante excelência e os cuidados devidos com o consumidor, atendendo em toda a região nacional.

Qual a função da Anvisa?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa
A Anvisa ressalta ter papel instrutivo, não punitivo às empresas (Foto: Governo Federal)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.