Pelo de rato, mosca e barata: Decreto da ANVISA traz 3 descobertas alarmantes em café, farinha e biscoito

Tudo sobre o decreto da Anvisa que chega com 3 descobertas alarmantes em café, farinha e biscoito
A Anvisa sem dúvidas é uma das principais autarquias que existe no Brasil, afinal, tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, com A pelo de rato, mosca e barata, vocês saberão nesta quarta-feira, dia 19, tudo sobre o decreto da ANVISA que traz 3 descobertas alarmantes em café, farinha e biscoito, sem dúvidas, pegando muita gente de surpresa.
De acordo com informações do portal Jus Brasil, recentemente alguns alimentos acabaram sendo proibidos por contar com pelo de roedor acima da média permitida pelo órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que, muita gente não sabe, mas a lei acaba permitindo a presença não só de pelo de ratos, mas também de pedaços de moscas, baratas, aranhas, formigas, areia, pelo humano, teias e até excrementos animais em alimentos. Contudo é importante ressaltar que a permissão vem desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei.

Assim, alimentos como café, farinhas, biscoitos, dentre outros, podem contar com tais elementos, mas, desde que estejam de acordo com a lei.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
De acordo com a fonte, o limite é determinado pelo RDC-14. Aí você se pergunta: “O que significa isso?”. Em suma, se trata de um conjunto de leis criado em 2014 que determina quanta “sujeira” é aceita num alimento sem que isso cause problemas de saúde para o consumidor.
Exemplos
Confira a seguir uma lista com alguns exemplos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Molho e extrato de tomate, catchup e outros derivados: um fragmento de pelo de roedor a cada 100 g.
- Doces em pasta e geleia de frutas: 25 fragmentos de insetos a cada 100 g
- Farinha de trigo: 75 fragmentos de insetos a cada 50 g
- Biscoitos, produtos de panificação e confeitaria: 225 fragmentos de insetos a cada 225 g
- Café torrado e moído: 60 fragmentos de insetos a cada 25 g
- Chá de menta ou hortelã: 300 fragmentos de insetos em 25 g, cinco insetos inteiros mortos em 25 g, dois fragmentos de pelos de roedor em 25 g
- Orégano: 20 fragmentos de insetos em 10 g

Conclusão
Agora, sabendo de tudo isso, resta ressaltar que pelo de rato, bem como, parte de outros insetos nos alimentos, desde que dentro dos limites estabelecidos pela Anvisa, não faz mal para a saúde.
De acordo com Schmidt-Hebbel, saber da existência do pelo de rato no molho de tomate, por exemplo, causa repulsa, mas não faz nenhum mal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Para denunciar irregularidades à Anvisa, acesse o canal “Fale com a Ouvidoria” no site oficial da agência e preencha o formulário eletrônico com detalhes do ocorrido.
Alternativamente, ligue para 0800 642 9782, disponível das 7h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS A RESPEITO DA ANVISA.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br