Pena pesada! Justiça condena homens após ataques racistas contra Maju Coutinho

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

09/03/2020 19h23

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
A apresentadora do Jornal Hoje (Foto: Reprodução)
Maju Coutinho saiu em defesa de Patrícia Campos Mello (Foto: Reprodução)

Maju Coutinho (Foto: Reprodução)

Maju Coutinho foi vítima de ataques racistas e a Justiça determinou sentença após processo

A jornalista Maju Coutinho, âncora do Jornal Hoje, um dos principais telejornais da Rede Globo, foi vítima de ataques racistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira, 09 de março, o TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) compartilhou a decisão da 5ª Vara Criminal da Comarca da Capital com a condenação de dois homens pelos crimes de racismo e injúria racial contra Maju Coutinho.

Segundo a decisão, que ainda cabe recurso, Erico Monteiro dos Santos foi condenado a seis anos de reclusão e 30 dias-multa. O outro autor do crime de racismo contra a jornalista, Rogério Wagner Castor Sales, recebeu uma pena de cinco anos de reclusão e 24 dias-multa. Ainda segundo a decisão, os dois poderão cumprir a pena em regime semiaberto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O juiz Eduardo Pereira Santos Júnior, ao escrever a sentença em favor de Maju Coutinho, classificou as ações racistas como “enojantes”. “A escolha da vítima não foi à toa. Jornalista e apresentadora, competente e carismática, Maju, como é conhecida do grande público, foi eleita pelos réus por sua grande exposição no Jornal Nacional da Rede Globo. O ataque racista, desse modo, não estaria restrito a um gueto ou ao submundo da internet no qual transitavam os acusados. Ao atacar figura pública emblemática, os réus visavam – e de alguma forma obtiveram – ampla repercussão de suas mensagens segregacionistas”, diz a sentença do juiz.

Maju Coutinho

A apresentadora do Jornal Hoje (Foto: Reprodução)

Além da condenação por racismo e injúria racial, os condenados também foram indiciados e culpados pelo crime de corrupção de menores pelo envolvimento de outros três adolescentes no caso contra a jornalista

A denúncia aconteceu após a publicação de algumas mensagens nas redes sociais: “Negros são uma raça maldita. Merecem morrer. Não era para ter acabado com a escravidão. Negros desgraçados merecem o Xicote [sic]”.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Os outros dois envolvidos no processo, Kaique Batista e Luis Carlos Félix de Araújo, foram absolvidos da condenação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.