O martelo está batido: Penhora da própria casa por dívidas do antigo dono cai como bomba a brasileiros

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Martelo batido e casa penhorada - Foto Reprodução Internet

Se surpreenda ao saber que o martelo está batido e agora a penhora da própria casa por dívidas do antigo dono cai como bomba a brasileiros

E as novas mudanças do governo ainda estão dando muito o que falar, sendo agora o assunto da vez, a penhora da própria casa por dívidas do antigo dono, que cai como bomba a brasileiros após martelo batido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recentemente, após uma decisão do Superior Tribunal de Justiça, o STJ, abriu-se uma brecha na legislação que eleva o risco de conflitos judiciais e está provocando desdobramentos pelo Brasil.

Acontece que a recente decisão do STJ faz com que um proprietário de imóvel possa ser prejudicado caso qualquer proprietário anterior tenha sido inscrito na dívida ativa, mesmo anos depois da venda da casa ou estabelecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão do STJ provoca insegurança jurídica, uma vez que um imóvel pode ter sido passado por muitos proprietários antes de ser adquirido e isso vem causando apreensão a representantes do mercado imobiliário.

Com a decisão do STJ, a burocracia nos desdobramentos dos processos pode se tornar inviavel, segundo o advogado Marcos Otto Hanauer, do escritório Magalhães e Hanauer Advogados Associados, de Joinville, Santa Catarina, que participou de um julgamento similar ao do STJ , e disse:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O caso trata de um imóvel cuja venda foi realizada no ano de 2018 em Santa Catarina, no município de Presidente Getúlio, enquanto o pedido de penhora vem da cidade de Iraí, no Rio Grande do Sul. Ou seja, a dívida é oriunda de outro estado”, diz Marcos Otto Hanauer.

E continua: “Isso agrava a dramaticidade da situação, pois temos 27 unidades na federação. Se para cada negócio em andamento for necessário buscar certidões negativas individualmente junto de cada estado, haverá grande transtorno”, diz Hanauer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Se considerar crível que o comprador tenha que se esmerar a esse ponto, extraindo certidões negativas de todos os estados, também o deverá fazer em todos os municípios do Brasil, em torno de 5.600”, explica o advogado.

Que finaliza dizendo: “Estados, municípios e união deveriam ser os responsáveis por criar um sistema que viabilize esta consulta”, conclui o advogado, que agora aconselha redobrar a atenção com o histórico de proprietários do imóvel, exigindo as certidões negativas de todos os donos anteriores existentes na matrícula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quantas pessoas estão com nome sujo no Brasil?

Segundo levantamento de maio de 2023, realizado pela Serasa, o Brasil conta com 71,90 milhões de pessoas em situação de inadimplência.

Autor(a):

Rafael Silva, 31 anos, é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Potiguar. Apaixonado por escrita e leitura desde a juventude, encontrou no jornalismo de entretenimento sua verdadeira vocação. Atua como Redator Web, acompanhando diariamente a vida de famosos e celebridades por meio das redes sociais, com foco na produção de matérias informativas e pautadas no respeito. Seu trabalho se destaca pela busca constante por apuração cuidadosa e compromisso com a veracidade dos fatos. Contato: lucas.rafael@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile