Pensão por morte do INSS pode durar apenas 4 meses! Veja as duas condições que anulam o benefício vitalício

Tudo o que você precisa saber sobre a pensão por morte do INSS.
1 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

INSS - (Foto: Divulgação)

Tudo o que você precisa saber sobre a pensão por morte do INSS

Antes de mais nada, é muito importante explicar um pouco sobre como funciona a Pensão por Morte, do INSS. Falando de forma bem clara, ela se trata de um benefício do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), garantido aos dependentes do segurado falecido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, esse benefício acaba sendo devido ao conjunto de dependentes do segurado falecido, seja ele aposentado ou não. Isso significa que, caso o segurado falecido tenha mantido qualidade de segurado ao RGPS até a data do óbito, seus dependentes terão direito ao benefício, desde que preencham os requisitos necessários.

PENSÃO POR MORTE DE APENAS 4 MESES?

Muita gente não sabe, mas existe uma situação em específico onde a pensão por morte acaba sendo limitada a 4 meses. Em suma, a duração sacaba sendo de 4 meses contados a partir do óbito (morte):

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, essas duas condições acabam anulando o benefício de forma vitalícia, o deixando em vigor por apenas 4 meses.

Não sendo caso dessas duas hipóteses, confira em nossos destaques a tabela do ministério da economia e saiba por quanto tempo a pensão por morte deve ser paga, levando em consideração a idade da (o) beneficiários).

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em resumo, a pensão por morte é o benefício previdenciário pago pela autarquia, aos dependentes do segurado em casos de falecimento, muitas pessoas pensam que o benefício é vitalício, mas nem sempre será possível, como vocês puderam ver a cima.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile